Para os profissionais de marketing B2B, webinars são uma poderosa ferramenta de marketing digital que pode envolver o público e convertê-los em clientes de uma só vez. Mas para criar um webinar impactante que atraia uma multidão e deixe uma impressão duradoura nos participantes, você precisa se concentrar em tópicos que interessem ao seu público.
No entanto, identificar esses tópicos para que você possa produzir essas experiências digitais imperdíveis significa que você precisa ter insights claros e utilizáveis sobre quem e o que engaja o público e por quê. E isso significa planejamento. Domine a Arte de Impulsionar o Cadastro e a Participação em Webinars. Felizmente para você, aqui está um guia completo sobre por que seus tópicos de webinar são tão importantes e como você pode escolher as ideias de tópicos perfeitas para o seu próximo evento.
Compreendendo a Importância dos Tópicos de Webinar
Nós sabemos que webinars podem ajudar equipes de marketing a converter leads, aumentar a audiência acelerar a atividade do pipeline em um funil de marketing. E o desenvolvimento de plataformas de webinars dedicadas como a da Inf Service significa que eles são mais fáceis de configurar e otimizar do que nunca.
Mas todos esses benefícios dependem da escolha do tópico certo do webinar.
Essa é uma das primeiras decisões que você tomará e influenciará tudo, desde o conteúdo do seu webinar até como você o comercializa. Isso significa que é um grande fator na determinação de quantas pessoas se registram para participar e quão engajadas elas estão durante o próprio webinar.
Estratégias para Identificar Tópicos de Webinar que irão Engajar a audiência
O tópico perfeito de webinar ressoa com seu público. Existem algumas maneiras de identificar essas preferências, incluindo:
Analisar dados existentes: Volte a qualquer dado de que você tenha, seja o resultado de pesquisa de público ou respostas após um webinar anterior ou dados de análise do site destacando seu conteúdo de blog mais popular. Isso pode fornecer insights diretos sobre quais tópicos seu público está interessado.
Consultar outros departamentos: As equipes de vendas e suporte ao cliente muitas vezes têm uma compreensão firme das necessidades do seu público, dado que estão em comunicação direta com leads e clientes. Consultá-los pode fornecer ideias de webinars que vão direto ao cerne dos pontos problemáticos do seu público-alvo.
Verificar tópicos em tendência: Plataformas de pesquisa de público dedicadas ou dados disponíveis gratuitamente em ferramentas como Google Trends podem ajudá-lo a entender quais tópicos estão em tendência no seu setor. Isso pode ajudá-lo a escolher tópicos de webinar que estão à frente da curva, em vez de atrás dela.
Se você analisar as necessidades e interesses do seu público, você terá uma ideia mais forte de que tipo de temas de webinar capturarão sua atenção. Você pode então decidir sobre um tópico específico para o seu webinar.
Tópicos de Webinar de Marketing Digital para Considerar
O marketing digital avança rapidamente, com constantes desenvolvimentos em tecnologia e comportamento do usuário. Isso significa que muitos ótimos tópicos de webinar de marketing digital se relacionam com os desafios atuais que o público enfrenta.
No momento da redação deste texto, esses desafios incluem:
- Como usar inteligência artificial para impulsionar resultados e eficiência de marketing
- Métodos mais eficazes de marketing para a Geração Z
- Integrando ética na sua abordagem de marketing digital
Ideias de Webinar Específicas da Indústria
O mesmo princípio básico que se aplica ao escolher um tópico funciona para outras indústrias também. Ao criar ideias, concentre-se nos desafios específicos que as pessoas do seu setor estão enfrentando e use-os como orientação para possíveis tópicos.
Ideias de Tópicos de Webinar de Finanças
Os interesses do público na indústria financeira geralmente estão orientados em torno dos desafios do clima econômico geral e de como a tecnologia pode melhorar a eficiência. Isso significa que tópicos de webinar como as seguintes ideias podem chegar ao cerne das necessidades do público:
- Usando gerenciamento de capital de trabalho para lidar com pressões inflacionárias
- Melhore a eficiência integrando fintech em seu negócio
- Como os hábitos de pagamento dos clientes estão mudando e o que você pode fazer para se adaptar
Ideias de Tópicos de Webinar de Educação
O setor educacional, como tantos outros, é influenciado por desenvolvimentos rápidos em tecnologia. Webinars focados em como aproveitar a nova tecnologia educacional (ou edtech) podem ajudar a envolver o público, oferecendo informações que podem ajudá-los a se conectar mais efetivamente com seus próprios clientes. Ideias potenciais incluem:
- Tecnologia que pode ajudá-lo a aproveitar o crescimento no aprendizado remoto
- Usando uma abordagem multimídia para envolver os alunos na sala de aula
- Como atrair mais alunos com marketing digital
Ideias de Tópicos de Webinar Imobiliário
Para capturar a atenção de um público no setor imobiliário, concentre-se em tópicos em tendência como como a tecnologia e os dados podem ser usados para superar desafios na gestão de portfólio e marketing imobiliário. Ideias potenciais de webinar incluem:
- Usando tecnologia de imagem para melhorar listagens de propriedades
- Como impulsionar a sustentabilidade em seu portfólio imobiliário
- Integrando dados de localização em seu processo de expansão
Ideias de Tópicos de Webinar de Saúde
Os desafios no setor de saúde frequentemente se relacionam com como as empresas podem melhorar sua eficiência operacional, ao mesmo tempo em que garantem melhores padrões de saúde. A importância de entender as necessidades de saúde mental e seu impacto tanto nos funcionários quanto nos pacientes também está em alta. Isso significa que tópicos de webinar como os seguintes podem ter impacto em um público de saúde:
- Como alavancar dados para melhores resultados do paciente
- Integrando automação em configurações de saúde
- Técnicas de gerenciamento de saúde mental para melhorar o bem-estar dos funcionários
Ideias de Tópicos de Webinar de Manufatura
Empresas no setor de manufatura estão tipicamente concentradas em superar desafios que limitam sua produtividade ou eficiência ou em gerenciar condições de mercado adversas. Tópicos de webinar que abordam esses desafios, como as seguintes ideias, podem envolver efetivamente seu público:
- O que você pode fazer para minimizar interrupções na cadeia de suprimentos
- Como usar automação na manufatura para aumentar a eficiência de produção
- Métodos para melhorar a comunicação com seus fornecedores
Envolvendo-se com Insights e Entrevistas de Especialistas
Concentrar seu webinar em um tópico diretamente relacionado aos desafios ou pontos problemáticos do seu público e fornecer conselhos acionáveis sobre como eles podem superá-los é um ótimo começo para criar um webinar popular. Mas você pode aumentar ainda mais a relevância e a credibilidade do seu webinar envolvendo especialistas no assunto.
Especialistas, sejam eles de dentro da sua empresa ou de outros lugares da sua indústria, podem fornecer insights valiosos que aumentam o valor que seu webinar oferece. E você pode usar sua experiência de várias maneiras diferentes, desde apresentá-los como palestrantes em painéis até entrevistá-los como parte do seu webinar.
Como benefício secundário, encontrar especialistas que tenham um público existente, como influenciadores relevantes para o setor ou líderes de pensamento, também pode aumentar a atenção que seu webinar recebe. Esta é uma ótima maneira de aumentar o número de participantes do seu webinar e obter também o valor que o especialista escolhido pode fornecer.
Reaproveitando Conteúdo em Tópicos de Webinar
Outro método de encontrar tópicos de webinar que você pode garantir que impactarão seu público-alvo é buscar ideias em seu conteúdo existente. Postagens de blog, artigos, postagens em mídias sociais e vídeos de marketing podem todos servir como inspiração direta para webinars.
Existem dois principais benefícios em usar essa abordagem para decidir sobre tópicos de webinar. O primeiro é que é baseado em dados. Você pode verificar em suas análises de site ou de mídia social para determinar quais peças de conteúdo receberam mais atenção e engajamento.
Então, você pode pensar em como adaptá-los para se adequar ao formato do webinar, integrando mais elementos de mídia e adicionando uma seção de perguntas e respostas, por exemplo.
O segundo benefício é que a busca de tópicos de webinar a partir do seu conteúdo existente geralmente é rápida e fácil. Em vez de ter que conduzir muitas pesquisas para descobrir o que seu público está interessado, você pode simplesmente usar dados aos quais já tem acesso. E em vez de criar seu conteúdo de webinar do zero, você pode desfrutar de um grande avanço adaptando o que já tem.
Isso funciona também ao contrário. Se você criar um webinar com base em um novo tópico que não tenha coberto em seu blog ou perfil de mídia social, pense em como pode usar ferramentas para reaproveitar o conteúdo do webinar para esses canais.
Criando uma Estratégia de Webinar de Sucesso
Quão bem-sucedido é o seu webinar depende em grande parte da relevância e ressonância do tópico em que se concentra para seu público-alvo. Para encontrar os tópicos certos, entender os desafios únicos que seu público enfrenta em sua indústria é crítico.
Usando dados obtidos do seu público e qualquer conteúdo existente que você tenha, você pode identificar tópicos de webinar que certamente terão impacto. Como resultado, você será capaz de criar webinars que atraiam mais pessoas e as envolvam mais profundamente.
E, lembre-se, cada webinar que você realiza é uma oportunidade de aprendizado. Veja em seus webinars os pensamentos de seu público para melhorar continuamente sua abordagem de planejamento e criação de novas ações.