A IA no marketing B2B é inevitável. De acordo com pesquisas, cerca de 9 em 10 profissionais de marketing B2B já utilizam IA de alguma forma. Pesquisas da Universidade de Stanford também revelaram que as funções de marketing e vendas tiveram a maior taxa de adoção de IA em 2023.
O Estado da IA no Marketing B2B em 2024
Há uma lógica sólida por trás da adoção da IA no marketing. Os profissionais de marketing acreditam que investir em IA pode gerar melhores dados e insights, maior eficiência e economia de tempo. Além disso, aqueles que já usam IA têm sete vezes mais chances de superar suas metas de negócios do que não alcançá-las.
Então, como você pode iniciar sua equipe de marketing no uso da IA? Aqui estão seis passos para te ajudar nesse caminho:
1. Verifique as políticas internas
Mesmo que os executivos estejam pedindo o uso de IA, assim como acontece com qualquer novo software ou tecnologia, é crucial verificar com suas equipes relevantes se existem restrições regulatórias específicas sobre o uso de IA que possam impactar sua empresa.
Mesmo que sua empresa não atue em um setor regulamentado, é aconselhável pesquisar fornecedores e identificar aqueles que oferecem as melhores práticas de segurança e privacidade.
2. Incentive a adoção inicial oferecendo acesso aos membros entusiasmados da equipe
Sua equipe de marketing estará aberta ao uso de IA desde o início. Na verdade, eles podem já estar experimentando isso em suas vidas pessoais. No entanto, pode haver alguns que tenham receios em relação ao uso de IA ou que não enxerguem como ela pode melhorar seu trabalho ou o marketing em geral.
O conselho aqui é começar pequeno. Utilize ferramentas prontamente disponíveis e de fácil acesso, como o ChatGPT para Equipes ou o Microsoft CoPilot, se atenderem às suas necessidades. Peça que eles experimentem o uso de IA para tarefas básicas de marketing e ajude-os a aprender como criar prompts que gerem os resultados desejados.
Além disso, peça para que registrem o impacto que o uso da IA causou. Por exemplo, isso economizou tempo? Eles conseguiram produzir mais conteúdo? Novas oportunidades foram criadas? Permitir que sua equipe descubra os casos de uso da IA por meio de sua própria experimentação será um grande passo para conquistar sua adesão.
3. Use exemplos do seu próprio sucesso para impulsionar a adesão e o apoio mais amplos
Depois que sua equipe adotou e começou a usar a IA, será hora de expandir o uso para o restante da equipe de marketing e outras funções relacionadas, como vendas, sucesso do cliente e departamentos voltados para o cliente. Embora você possa não enfrentar resistência, agora terá dados para sustentar sua solicitação.
Use os dados que você coletou para mostrar como a IA pode ter um impacto positivo. Mais uma vez, ela provavelmente economizou tempo, ajudou a criar conteúdo adicional e gerou novas oportunidades. Dados de terceiros, também podem ajudar a construir um caso de negócios para investimentos adicionais em IA.
4. Formalize o uso de ferramentas de IA em seu fluxo de trabalho para conteúdo promocional
Agora que o sucesso foi demonstrado em várias equipes, certifique-se de que a IA continue sendo usada para realizar seus benefícios. A IA é uma ferramenta que ajuda na eficiência e libera tempo para que os profissionais de marketing se concentrem em coisas como estratégia. No entanto, ela só será eficaz se sua equipe continuar a utilizá-la após o entusiasmo inicial.
Comece de forma simples, tornando a IA uma ferramenta padrão em seu fluxo de trabalho de marketing. Use-a para tarefas menores, como escrever títulos de webinars, linhas de assunto de e-mails ou manchetes de relações públicas. Sua equipe pode já ter experimentado o uso da IA dessa forma, mas agora isso será uma prática formal. Isso também permitirá identificar problemas e familiarizar todos com a IA.
Aqui estão algumas ferramentas que podem ajudar com conteúdo promocional de formato curto:
- ChatGPT
- Microsoft CoPilot
5. Expanda o uso de IA para fluxos de trabalho e processos de conteúdo de maiores
Uma vez que a IA seja usada regularmente para tarefas menores, é hora de incorporá-la na criação de materiais mais extensos, como posts de blogs, artigos, e-books e transcrições de webinars.
Você não precisa começar diretamente com a IA escrevendo um post completo de blog ou um e-book. Talvez você possa utilizá-la para criar um esboço de um post de blog ou subtítulos de um e-book. Assim que você estiver confortável com esses resultados, tente fazer com que a IA escreva um post completo de blog ou um e-book baseado no seu webinar. Você também pode experimentar ferramentas para extrair momentos populares dos seus webinars e criar trechos que você pode compartilhar em uma página de nutrição.
Claro, a IA não substitui os humanos, nem é infalível. Por isso, revise o conteúdo gerado pela IA para garantir que ele esteja de acordo com o que você deseja e alinhado com a sua mensagem. Ele provavelmente precisará de alguns ajustes, mas, no final, economizará muito tempo.
Aqui estão algumas outras ferramentas a serem exploradas ao usar IA para conteúdo de formato longo:
- Writer.com
- Adobe Firefly
- PlayPlay
6. Cubra toda a jornada do comprador, usando IA para criar conteúdo personalizado e pontos de contato em campanhas mais amplas
Conforme você se sentir mais confortável usando IA para criar peças individuais de conteúdo, considere expandir seu uso para criar versões personalizadas de conteúdo e ofertas em escala. Na verdade, o uso de IA para personalização é um caso de uso muito popular. Relatórios que 88% dos profissionais de marketing B2B pesquisados disseram que usariam IA para ajudar nos esforços de personalização. Além disso, 84% acreditam que a personalização é mais viável com o uso da IA.
Além da personalização, aproveite a IA para criar conteúdo para pontos de contato-chave em campanhas. Direcione compradores ao longo de toda a sua jornada usando segmentação e ofereça-lhes o conteúdo de que precisam em cada estágio. Uma das principais ferramentas que facilitarão a personalização, é o Adobe Dynamic Chat.