Muitos profissionais de marketing gostam de dizer que lutam para fazer o networking decolar em seus eventos virtuais. Isso não é surpreendente. O networking virtual é difícil porque muitas vezes não tem o casual e a interação que os participantes estão acostumados em eventos presenciais.
Não se preocupe. Nós estamos aqui para ajudar. Este guia fornecerá as dicas e truques básicos que você precisa saber para facilitar o networking virtual em seu próximo evento.
O networking virtual é adequado?
Primeiro, você precisa entender que o networking em um ambiente digital é inerentemente diferente do networking presencial. Os participantes que estão ansiosos demais para tomar uma bebida e conversar em uma conferência física podem se calar quando trazidos para um ambiente virtual.
O que isso significa para você, o profissional de eventos, é que você precisa pensar mais em seu plano de networking virtual. Estabeleça metas para sua sessão de networking na fase de planejamento e pergunte a si mesmo se é realmente necessário para o evento que você está produzindo.
As perguntas a serem feitas durante o planejamento podem incluir:
- Quais são nossos objetivos?
- O que queremos que os participantes façam?
- Qual é a melhor maneira de conduzir os participantes em direção aos nossos objetivos?
- Que formato deve ter esta sessão de networking? (Isso pode incluir: vídeo, bate-papo em grupo, salas temáticas e muito mais.)
Sendo centrado em resultados no início, você pode explorar mais facilmente sua taxonomia de engajamento e conectar as táticas que precisa adotar com o tipo de evento que deve produzir.
Se o seu evento é simplesmente uma apresentação, você vai querer que seus participantes se concentrem no anfitrião. Nessa situação, considere adiar o networking até que a apresentação termine ou simplesmente descarte a sessão de networking.
Por outro lado, se o seu evento é altamente envolvente por natureza, como um painel de especialistas, o networking é uma jogada inteligente. Os formatos podem incluir:
- papo em grupo
- Sessões de perguntas e respostas
- Breakout rooms
- Mesas redondas lideradas por especialistas
A melhor maneira de saber quando usar o networking virtual é planejar. Certifique-se de planejar bem o seu evento.
Seja transparente sobre o networking virtual
Quando se trata de networking virtual, é importante ser objetivo. Assumir que seu público sabe o que fazer, quando e onde ir, é uma receita para o fracasso.
Em vez disso, ajude-os comunicando claramente quais opções de networking estão disponíveis, onde e o que o público precisa fazer para se envolver em sessões de networking.
Existem algumas maneiras de comunicar sua sessão de networking. Aqui estão alguns itens para manter em mente:
Anuncie sua sessão de networking nas mídias sociais.
Tem um painel de especialistas? Um convidado famoso? Curiosidades? Anuncie tudo antes do seu evento nas mídias sociais para gerar entusiasmo e informar ao seu público o que eles podem esperar.
Prepare o networking com o seu design.
Às vezes, o networking é incorporado ao formato do evento que você está realizando, como uma conferência virtual.. Se este for o caso, certifique-se de que seu design aponte para essas oportunidades de networking. Por exemplo, você pode criar um modelo de webinar para vincular diretamente a uma sessão de networking via CTA ou, até mesmo, por meio de links invisíveis.
Faça com que seus anfitriões promovam o networking virtual.
Seus anfitriões podem encorajar a audiência a se envolver com sua marca. Eles precisam fazer isto. O mesmo vale para o networking. No início de cada evento virtual, peça aos palestrantes que informem sobre os recursos de networking e expliquem como usá-los durante o evento.
Uma nota final aqui: não tenha medo de deixar seus participantes explorarem um ambiente virtual ou uma rede por conta própria. Eles devem ser incentivados a explorar o máximo possível.
Por quê? Porque quando os participantes exploram um ambiente virtual, você pode envolvê-los mais, coletar mais dados primários e obter uma imagem melhor de como eles estão interessados em suas soluções.
Traga a gamificação para o networking
Os participantes — sejam virtuais ou presenciais — gostam de se divertir. A gamificação é uma maneira fácil e eficaz de criar uma experiência compartilhada e incentivar os participantes a fazer networking.
Uma maneira de criar gamificação virtual é por meio de pontos e rankings.
Ao trazer o networking para seus planos de gamificação, você pode criar uma sensação de competição dinâmica.
Planeje o Networking Fora do Evento
Suas tentativas de promover o networking virtual não precisam começar e terminar com a plataforma de experiências digitais na qual você está realizando o evento. Você também pode criar oportunidades de networking profissional em áreas que se alinham com as suas.
Na hora de preparar o evento, lembre-se de fazer bom uso das redes sociais. Compartilhe, marque e promova as mídias sociais do palestrante com antecedência e frequência.
Se você estiver pronto para isso – e se tiver planos para isso – ofereça uma sessão de perguntas e respostas ou bate-papo ao vivo nos canais de mídia social antes do seu evento. Fazer isso pode fornecer à equipe mais oportunidades de engajamento e criar um buzz em torno do evento.
Plano de engajamento
Há muito o que fazer para facilitar o networking dentro de um evento digital. Por isso, o planejamento é essencial. Sente-se com sua equipe para combinar suas metas de networking com o evento que está produzindo e mapeie a experiência do participante.
Eventos virtuais e networking virtual são uma combinação poderosa, se planejados corretamente. Trabalhe com suas equipes e avalie os resultados para uma boa otimização. Boa sorte e divirta-se!