Na semana passada, recebi um lembrete de como as coisas mudaram nos últimos dois anos. Quero compartilhar esta história para dar uma ideia de como será o nosso “novo normal” e mostrar as possibilidades que estão por vir.
A história começa assim: os eventos físicos estão lentamente começando a voltar. Finalmente! Na semana passada, nossos amigos da Demand Gen Report, realizaram sua conferência anual de intercâmbio de marketing B2B no Arizona. Fisicamente. Com pessoas reais. Juntos. Impressionante!
Era uma vez, uma conferência…
B2BMX é uma grande conferência da qual a ON24 é patrocinadora há muitos anos. E com o declínio da Omicron, decidimos participar mais uma vez. Teríamos um estande na exposição e um espaço para palestrar no evento, mas havia um problema… Eu já estava programado para falar em três outros eventos e webinars naquela mesma semana – virtualmente.
Sim, eu poderia ter voado para o Arizona e apresentado esses outros eventos do meu computador, no meu quarto de hotel, mas isso é arriscado. Os problemas de conexão por si só me deixaram nervoso com isso. Sem mencionar que também não teria parecido ou soado muito bem.
Então, tomamos uma decisão diferente. Eu apresentaria na conferência B2BMX, mas de casa. Espere o que? Bem, sim, esta não é a era híbrida?
Então, eis o que fizemos: quando as pessoas vinham à sala para participar da minha sessão, recebiam uma URL especial. Meu vídeo e slides foram projetados na tela principal na frente do público, mas com nosso “modo híbrido” eles poderiam usar seus telefones ou computadores para responder a enquetes, fazer perguntas, baixar conteúdo, clicar em CTAs e participar de um concurso de curiosidades com prêmios, assim como eu normalmente faria em um webinar ou evento virtual.
E funcionou. E foi divertido. E a resposta do público foi ótima.
Alcançando mais com um evento
Mas isso é apenas o começo. Como já estávamos criando essa experiência híbrida, decidimos convidar um público virtual para participar também. Então, agora eu estava apresentando para mais pessoas, de uma maneira mais interativa, do que normalmente faria.
Espere, Mark, você está dizendo que foi mais envolvente do que se você realmente estivesse na sala? Bem, vamos rever os fatos:
- Eu pude apresentar para mais pessoas por ter uma audiência física e virtual.
- . Uma sessão típica de uma conferência tem um apresentador que fala e o público ouve. É isso.
Nesta sessão:
- Foram mais de 30 perguntas enviadas, muitas das quais respondi em tempo real.
- Mais de 90 pessoas responderam às enquetes.
- Foram 46 downloads de conteúdo ou cliques para outras CTAs.
- Fizemos um concurso de perguntas que tanto o público físico quanto o digital pode participar.
O que nos leva aos dados.
Realizando um sonho com os dados da conferência
Em anos anteriores, os dados que tínhamos sobre um participante de uma sessão eram apenas isso… que eles compareceram à sessão. O que mais havia para aprender sobre eles? Se alguém fizesse uma pergunta, não tínhamos como saber quem havia feito.
Mas agora, de repente, tínhamos todos esses dados de engajamento. E com base nas respostas da pesquisa, perguntas feitas e conteúdo baixado, tivemos uma visão muito melhor de quem eram nossos melhores leads e no que eles estavam interessados. E isso foi um divisor de águas.
Por fim, voltemos ao motivo pelo qual não pude comparecer ao evento pessoalmente; Eu tive três outros eventos virtuais naquela semana. E como não embarquei naquele avião para o Arizona, pude apresentar para cerca de mil pessoas adicionais, criando um funil de vendas muito maior, por uma fração do custo.
Vou deixar isso marinar por um segundo…
Então, por que precisamos estar em todo lugar?
Um pensamento final:
Depois da minha sessão na conferência, alguém perguntou “Por que eu preciso estar aqui?”
E havia muitas respostas ótimas para essa pergunta: talvez para sair do escritório (ou de casa) e desfrutar de uma conferência imersiva, talvez para ver colegas, ou talvez apenas para desabafar depois de ficar preso por dois anos e divertir-se.
Mas ele realmente precisava estar lá? E eu?
Estarei no B2BMX no próximo ano? Espero que sim, é uma grande conferência. Mas tudo mudou e tudo é possível. Este novo mundo digital-first significa que qualquer pessoa pode estar em qualquer lugar, físico, digital, híbrido… são todos fluxos de experiências envolventes, que nos conectam onde quer que estejamos.
Então, eu vou te ver “por aí”.
Mark Bornstein
VP de Marketing de Conteúdo ON24