Os profissionais de marketing dizem muitas coisas. Todos dizem que queremos envolver nosso público, oferecer conteúdo atraente e experiências que inspiram e educam nos eventos. Mas, no final das contas, nem todo engajamento é criado da mesma forma.
Na verdade, dependendo do tipo de engajamento que você espera gerar com seu público, você deve usar diferentes técnicas de engajamento em seu evento.
Por que os profissionais de marketing e as equipes de eventos precisam de uma linguagem em comum?
No entanto, surge um problema: os profissionais de marketing e as equipes de eventos não têm uma linguagem em comum ou uma maneira de discutir como conduzir certos tipos de engajamento em eventos.
Em vez disso, ambos os lados geralmente adotam primeiro os tipos de formato de evento para então discutir o engajamento – e assim estão perdendo o foco. O engajamento deve ser criado.
Comece com as necessidades de engajamento em primeiro lugar e depois o tipo de evento
Precisamos começar com o engajamento que queremos criar em mente – com o que o público precisa ou deseja sair do evento – e configurar os eventos de uma maneira que proporcione melhores experiências para o público
Ao focar primeiro no engajamento que queremos gerar, os profissionais de marketing e as equipes de eventos podem facilmente sair do enigma do tipo de evento.
Por exemplo, “Temos que realizar um webinar” ou “Temos que realizar um roadshow” – ou simplesmente produzir algo – em vez de focar no que está impulsionando a experiência do público.
Os três tipos de engajamento que os profissionais de marketing devem conhecer
Para elucidar os diferentes tipos de engajamento que as equipes devem conduzir, dividimos os tipos de engajamento em três temas:
- Consumo: é quando há uma série de apresentadores para o público. O público está presente principalmente para ser informado e absorver as informações que os apresentadores estão compartilhando.
- Participação: é onde os apresentadores e os membros da plateia interagem diretamente e sem hierarquia entre ambos. Todos estão em igualdade de condições no que diz respeito à participação. Os moderadores estão presentes para direcionar o fluxo da conversa e facilitar o engajamento.
- Networking: É quando não há moderador ou apresentador direcionando a interação do público. Cada participante do evento tem o poder de se envolver na conversa. A natureza ponto a ponto desse tipo de envolvimento permite um fluxo natural de conversa sem uma agenda rígida.
Esses tipos de engajamento exigem técnicas diferentes para garantir que a experiência e a participação do público sejam maximizadas. A falha em não usar as técnicas apropriadas pode levar a uma experiência de público ruim e desarticulada, além de uma falta de percepção do ponto de vista do marketing.
Como combinar as técnicas de engajamento com o tipo de engajamento?
Tipo de Engajamento | Técnicas de Engajamento para Utilizar |
Consumo | Pesquisa, Centro de Recursos, Certificação, Prova, Perguntas e Respostas, Reações |
Participação | Reações, Perguntas e Respostas, Sessões de discussão, Bate-papo em grupo |
Rede | Sessões de discussão, Bate-papo em grupo |
Começando com o objetivo do engajamento que você está tentando conduzir com um evento, os profissionais de marketing e as equipes de eventos poderão arquitetar melhor a experiência.
Usar essa abordagem é extremamente importante ao criar eventos que têm várias sessões e metas de engajamento adicionais. Cada sessão deve estar alinhada com um tipo de engajamento para que as sessões sejam o mais impactantes possível e criem a variedade apropriada para o público.