Os públicos esperam ser atendidos de forma personalizada. Eles querem encontrar facilmente informações relevantes, sem precisar vasculhar um vasto “palheiro” digital. As marcas precisam atender a essas expectativas — e a personalização de conteúdo pode ajudar.
A personalização de conteúdo oferece aos públicos o que eles estão procurando — conteúdo relevante para seus interesses e necessidades — e proporciona às organizações um impacto significativo em leads e clientes.
Mas como você pode construir uma estratégia de personalização de conteúdo? Quais técnicas você deve empregar? E quanto às ferramentas e tecnologias que facilitam o processo? Compilamos um guia completo sobre o tema para que você possa aproveitar ao máximo seus esforços de personalização de conteúdo.
Personalização de Conteúdo
A personalização de conteúdo é uma tática que as empresas podem usar para adaptar o conteúdo às necessidades de clientes individuais ou segmentos de público. A personalização pode ser baseada em diversos fatores, como dados demográficos, comportamentos passados e preferências pessoais.
Essa tática — segmentar e personalizar as experiências para uma pessoa ou persona — pode aumentar o impacto dos esforços de marketing de conteúdo e ajudar a proporcionar valor aos clientes ou membros do público.
Benefícios da Personalização de Conteúdo
Sabemos que a personalização de conteúdo ajuda a fornecer valor e oferece experiências direcionadas ao público. Mas quais outros benefícios ela traz? Aqui está um resumo:
Maior Engajamento e Satisfação do Cliente
Empresas que utilizam a personalização de conteúdo podem abordar melhor os principais pontos de dor e preferências do público, entregando conteúdos altamente relevantes no momento certo e pelo meio adequado. Isso leva a um engajamento mais profundo com o cliente e pode, por extensão, aumentar a satisfação com a marca.
Ao engajar os clientes, as empresas podem colher diversos benefícios, incluindo maior lealdade e maiores taxas de indicação. Isso pode ter efeitos transformadores no desempenho geral do negócio a longo prazo.
Melhoria nas Taxas de Conversão e Fidelidade do Cliente
A abordagem personalizada envolvida na personalização ajuda as empresas a aumentar as taxas de conversão e melhorar a fidelidade dos clientes, o que fortalece o argumento de que as técnicas de personalização são impulsionadoras de um melhor desempenho financeiro.
Isso é comprovado por várias estatísticas. Um estudo da McKinsey, por exemplo, revelou que 76% dos consumidores têm mais chances de fazer compras em marcas que usam personalização, 78% têm mais probabilidade de fazer compras repetidas e 78% são mais propensos a recomendar a marca para amigos ou familiares.
Elementos-Chave da Personalização de Conteúdo
Há diversas maneiras únicas de abordar a personalização de conteúdo, mas alguns elementos-chave são comuns à maioria das campanhas de personalização, incluindo:
Insights Baseados em Dados e Segmentação de Clientes
Os dados desempenham um papel crucial nos esforços de personalização de conteúdo, fornecendo insights que orientam toda a estratégia. Eles revelam a demografia do público, comportamentos principais e preferências em relação aos canais de distribuição ou formatos de conteúdo.
Usando uma combinação de dados existentes de plataformas de gerenciamento de relacionamento com clientes (CRM) e novos dados obtidos por meio de pesquisas ou entrevistas, as empresas podem construir uma visão completa de seu público e obter ideias sobre como abordar a personalização.
Em larga escala, geralmente não é viável personalizar de forma extremamente individualizada. Em vez disso, as empresas podem usar seus dados para criar uma estratégia de segmentação, agrupando seus clientes em “segmentos” com base em características compartilhadas. Esses segmentos podem, então, orientar a distribuição de conteúdo relevante e personalizado.
Adaptação do Conteúdo com Base no Comportamento e Preferências do Cliente
Os dados coletados do público e usados em uma estratégia de segmentação conterão muitos insights úteis que podem servir como base para a personalização de conteúdo. Eles podem abranger desde os principais pontos de dor do cliente até os formatos de conteúdo preferidos.
Esses insights podem ser aproveitados para criar diversas vertentes de personalização. Aprender que um determinado segmento do público está enfrentando dificuldades para otimizar um processo de negócios específico, por exemplo, permite que as empresas os direcionem com conteúdo que atenda a essa necessidade. E se elas também souberem que o mesmo segmento prefere aprender por meio de webinars, poderão usar isso como o principal canal de distribuição de conteúdo.
Combinados, esses insights garantem que as empresas sempre possam fornecer o conteúdo certo para as pessoas certas da maneira certa. Isso maximiza o valor do conteúdo para o público que o acessa, aumentando seu impacto nos KPIs de marketing de conteúdo.
Técnicas para uma Personalização de Conteúdo Eficaz
A personalização de conteúdo pode assumir diversas formas, com várias técnicas de personalização a serem consideradas em qualquer campanha. Estas são algumas das mais populares:
Personalização de Conteúdo de Websites e Interfaces de Usuário
O conteúdo de sites, sejam páginas da web, postagens em blogs, white papers ou vídeos, oferece uma excelente oportunidade para aplicar técnicas de personalização. Cada visitante de um site é único, o que torna claro o argumento de oferecer experiências de conteúdo personalizadas.
Usando cookies ou outros softwares de rastreamento de usuários, as empresas podem ajustar a mensagem ou o conteúdo mais destacado de seus sites para atender a interesses ou preferências específicos. Isso pode aumentar o engajamento, mantendo os usuários no site por mais tempo ao capturar sua atenção com experiências de conteúdo altamente relevantes.
A experiência do usuário também pode ser personalizada por meio de ferramentas como hubs de conteúdo, que permitem às empresas curar experiências únicas de conteúdo. Estes podem ser usados para criar jornadas distintas para peças de conteúdo particularmente relevantes, perfeitas para segmentar públicos específicos.
Personalização do E-mail Marketing e Estratégias de Comunicação
O e-mail é um canal de marketing poderoso, permitindo que as empresas alcancem o público diretamente em sua caixa de entrada e entreguem conteúdo ou chamadas para ação (CTA). É também um dos canais mais eficazes para campanhas que utilizam técnicas de personalização.
Usando a segmentação do público, as empresas podem lançar diversas campanhas de e-mail para alcançar diferentes resultados. Clientes existentes podem ser segmentados de acordo com seus produtos favoritos para receber atualizações relevantes, por exemplo. Novos leads podem ser segmentados com base em seus dados demográficos para garantir que a mensagem e o conteúdo utilizados em campanhas de nutrição sejam eficazes e relevantes.
Essa abordagem pode aumentar significativamente o impacto das campanhas de e-mail marketing, resultando em mais engajamento e melhores taxas de cliques. Ela também gera muitos dados úteis de engajamento, que podem ser usados para refinar ainda mais a estratégia de personalização.
Ferramentas e Tecnologias para Personalização de Conteúdo
As empresas que desejam aumentar o impacto de seu conteúdo por meio da personalização podem utilizar diversas ferramentas. As seguintes tecnologias tornam mais simples alcançar uma personalização eficaz em larga escala:
Sistemas de Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente (CRM)
Os CRMs facilitam para as empresas a coleta e gestão de todos os dados necessários sobre seu público, leads e clientes. As informações incluídas em um CRM podem conter detalhes demográficos, histórico de compras e até notas sobre comportamentos ou preferências.
Ter todas essas informações disponíveis em um local centralizado significa que elas estarão sempre acessíveis para campanhas de segmentação e personalização. Alguns CRMs também incluem recursos alimentados por inteligência artificial (IA) que geram insights automáticos para serem usados em campanhas de marketing.
Diversas outras tecnologias, incluindo automação de e-mail marketing e softwares de hospedagem de webinars, também costumam incluir integrações com CRM. Isso significa que quaisquer leads gerados por suas atividades de marketing podem ser automaticamente integrados ao CRM, minimizando o trabalho manual de inserção de dados.
Plataformas de Automação de Marketing e Ferramentas com IA
As plataformas de automação de marketing se tornaram extremamente populares nos últimos anos. Elas ajudam as empresas a ganhar eficiência em seus esforços de marketing, reduzindo o esforço necessário para planejar, lançar e avaliar campanhas personalizadas em larga escala.
Essas plataformas simplificam o gerenciamento de estratégias de marketing em diversos canais, incluindo e-mail, redes sociais e marketing orgânico. As funcionalidades geralmente incluem automação de tarefas, recomendações de personalização e análises de dados integradas.
Plataformas de automação também estão cada vez mais usando IA para oferecer resultados ainda mais poderosos. Os recursos de IA podem fornecer insights automáticos sobre o comportamento do público e métricas de desempenho (KPIs) que ajudam as empresas a refinar sua abordagem para o próximo esforço.
Se você deseja melhorar suas campanhas de personalização de conteúdo, experimente a plataforma Inf Service ou entre em contato conosco para saber mais sobre como ela pode ajudá-lo a oferecer melhores experiências de conteúdo personalizadas.