O
número total de experiências digitais aumentou 136% nos últimos dois anos,
enquanto o engajamento do público atingiu um recorde histórico em 2021
À medida que a fadiga digital aumenta com aplicativos de bate-papo por vídeo e reuniões online, novos dados no relatório “The 2022 State of Digital Experiences” da ON24 revelam que essa fadiga não se aplica a experiências digitais como webinars, conteúdo selecionado e experiências personalizadas.
Nos últimos dois anos, os profissionais de marketing B2B aumentaram o número total de experiências digitais em 136% para acelerar suas estratégias digitais. Apesar de mais experiências, o público não mostra sinais de fadiga. As métricas de engajamento, como tempo de participação e interações, foram mais altas novamente no ano passado, com o engajamento em “Calls to Action (CTA)” durante experiências de segmentação tendo um aumento mais dramático – 3.106% em 2021.
“A
participação e o envolvimento do público em experiências digitais superaram
2020 e atingiram um recorde histórico no ano passado, apesar da crescente
discussão sobre a fadiga digital”, disse Cheri Hulse, vice-presidente de
estratégia e pesquisa da ON24. “Isso é encorajador para os profissionais de
marketing B2B, sinalizando que nem todos os canais digitais são criados iguais
e que experiências digitais envolventes são o antídoto para essa fadiga.”
Os webinars continuam impulsionando o envolvimento do público e dos leads
O
envolvimento do público durante as experiências digitais está aumentando
consistentemente. Os profissionais de marketing estão usando mais ferramentas
de engajamento e continuando a alinhar as experiências – e CTAs – para atender
clientes em potencial e clientes em sua jornada de compra.
A duração média das participações nos webinars aumentou em 8% no ano passado, de quase 49 minutos para quase 53 minutos. O envolvimento dos participantes com ferramentas como enquetes, conteúdo e pesquisas cresceu 31% em 2021. As CTAs realizadas no final dos webinars também aumentaram, já que o uso do botão “Agendar uma reunião” cresceu 1.028%, uma indicação esmagadora de que o público está cada vez mais interagindo durante experiências envolventes. Para vendas e marketing, os dados mostram que os webinars continuam sendo uma das atividades de geração de leads mais significativas.
As
taxas de conversão revelam a oportunidade de mudar as estratégias promocionais
A
conversão do cadastro para a participação em um webinar ao vivo e/ou sob
demanda teve uma redução modesta de pouco mais de 4 pontos percentuais no ano
passado. Em 2019, antes da pandemia, 43% das inscrições ocorreram no dia e na
semana anterior ao evento, enquanto em 2021 esse número subiu para 66%.
Essa tendência indica uma oportunidade para os profissionais de marketing entenderem melhor o ciclo do cadastro e alterarem suas estratégias promocionais para uma janela de tempo de cadastro mais curta. As táticas usadas para experiências físicas e presenciais, incluindo interromper a promoção na semana do evento, não se aplicam ao mundo digital. Os profissionais de marketing devem continuar promovendo suas experiências digitais durante o dia do evento para aumentar a conversão.
Conteúdo
com curadoria e experiências personalizadas mostram forte crescimento e
conversão
A
popularidade das experiências de conteúdo com curadoria continua a crescer, com
o total de experiências aumentando quase 31% desde 2020. À medida que os
profissionais de marketing compartilham mais conteúdo e encontram maneiras de
adaptá-lo a novas experiências, eles aumentam o envolvimento do público antes
de um evento e aumentam a probabilidade de alguém participar de uma experiência
digital. As taxas de conversão para experiências de conteúdo com curadoria
aumentaram 15% em relação ao ano anterior.
Os
profissionais de marketing também estão usando cada vez mais experiências
personalizadas para envolver seu público-alvo. A taxa com que o público se
engajou ativamente em experiências direcionadas e a conversão de participantes
foi mais de 18% maior em 2021. Isso indica uma tendência emergente em torno de
experiências personalizadas, que também podem ser uma maneira eficaz de reduzir
problemas com a fadiga digital.
O relatório State of Digital Experiences 2022 analisa as tendências
trimestrais e anuais em relação às experiências digitais em 2021. O relatório
discute o cenário geral das experiências digitais com base no uso de webinars da
ON24 pelo cliente, experiências de conteúdo com curadoria e experiências
personalizadas. Para baixar o relatório completo, visite ON24.com/resources/asset/report-2022-state-of-digital-experiences/.