Os 4Ps do marketing são uma teoria simples, mas eficaz, que concentra as atividades de marketing em torno de quatro pilares: produto, local, preço e promoção. Com esses quatro elementos, os profissionais de marketing podem criar campanhas que alcançam efetivamente um público-alvo e utilizam uma variedade de canais promocionais para promover um produto.
No entanto, os 4Ps foram desenvolvidos há mais de meio século, na década de 1960, quando as tecnologias se limitavam à impressão e o alcance era restrito a uma área geográfica. Campanhas bem-sucedidas baseadas nos 4Ps dependiam de saturar o mercado-alvo tempo suficiente para transmitir a mensagem. Devido a essas limitações, havia pouco em termos de mensuração da eficácia da campanha e relatórios confiantes sobre o impacto de um profissional de marketing.
No entanto, avanços na tecnologia mudaram o jogo. A internet não apenas tornou possível colocar mensagens em qualquer lugar do mundo, mas também proporcionou aos profissionais de marketing a capacidade de medir e avaliar o impacto de seus esforços. E, devido a esses dois elementos – a capacidade de transmitir mensagens e medir impacto com precisão – os profissionais de marketing podem reagir mais facilmente e atender às necessidades dos compradores, que, em última análise, têm mais poder e controle sobre o processo de compra do que nunca.
Mas os profissionais de marketing, mesmo na era do marketing digital, ainda confiam nos tradicionais 4 Ps como um modelo orientador hoje. Os tempos estão mudando, e todos nós deveríamos estar reformulando como pensamos sobre os 4Ps. Mas, você pode estar se perguntando, como? Continue lendo para descobrir o que são os modernos 4Ps do marketing.
O Primeiro P Moderno do Marketing: Promoção
Semelhante aos 4Ps originais, a promoção é vital para o sucesso do marketing digital, mas seu foco mudou. Em vez de promover diretamente um produto ou solução, a promoção – no modelo moderno – envolve atividades que direcionam o público para experiências com sua marca. Com experiências digitais envolventes e cativantes em vigor, você pode construir a confiança da marca por meio de interações personalizadas e uma jornada que fornece ao visitante o conteúdo que ele deseja, quando deseja. Uma boa estratégia moderna de promoção digital precisa equilibrar três elementos essenciais: centrado no público-alvo, equilíbrio nas promoções e testes contínuos.
A promoção moderna é centrada no público-alvo, pois você precisa levar em consideração as várias personas de compra que criou para seus diferentes prospects e clientes. Também precisa ser equilibrada entre os canais de distribuição, como redes sociais, e-mails, anúncios e outros. Por fim, a promoção moderna é testada continuamente para ver o que funciona e o que não funciona, para garantir que seus esforços tenham o impacto desejado.
O Segundo P Moderno do Marketing: Personalização
O segundo “P” a ser considerado é a personalização. O conceito de uma estratégia de marketing personalizada é simplesmente combinar seu conteúdo – e sua experiência digital – com o público que você está tentando envolver. A personalização é menos sobre criar novos ativos e materiais para cada interação prospectiva e mais sobre saber quais materiais personalizar e quando atualizá-los para se conectar melhor com seu público-alvo.
Dentro da personalização, existem três áreas-chave das quais você precisa estar ciente: conta, setor e persona. Semelhante às estratégias de marketing baseadas em contas, a personalização direciona uma conta e leva suas preferências em consideração. Com essas informações em mãos, uma equipe de marketing pode criar um plano de marketing que ressoe com a conta e tenha mais chances de levá-la mais fundo no funil de compras.
Mas a personalização não exige abordar os visitantes pelo nome. Na verdade, personalizar experiências de marketing com base no setor do visitante deve ser suficiente em muitos casos. Por exemplo, uma startup de tecnologia não deve ter os mesmos ativos, criativos ou linguagem que uma instituição financeira ou legal. Uma abordagem moderna forneceria a cada setor sua própria experiência digital que os atenderia com o conteúdo e mix de produtos mais relevantes para suas necessidades.
A terceira área de personalização a ser considerada é a persona do prospect. Muitas vezes, a decisão de compra não repousa apenas em uma pessoa, então existem várias personas a serem consideradas. Pode ser um gerente que lidera o processo de compra, mas pode ser o diretor financeiro que tem a palavra final na aquisição da sua solução ou produto. Por isso, é importante ter os materiais certos em mãos que ressoem com os muitos tipos diferentes de profissionais envolvidos no processo.
Com informações sobre a conta, setor e persona, você pode criar oportunidades personalizadas para interagir com seu prospecto, como enquetes e pesquisas, que oferecem maneiras de sinalizar o tipo de interação que estão procurando de você. Seu objetivo com a personalização é criar experiências personalizadas que aprimorem a interação de um prospecto com sua marca.
O Terceiro P Moderno do Marketing: Pipeline (Funil de vendas)
O próximo P em nossa lista de Ps do Marketing Moderno é o pipeline. O pipeline é muito mais do que apenas criar leads. Também se trata da qualidade dos leads criados e da capacidade de mapear esses leads para a receita.
Para ter um pipeline constante de leads de alta qualidade, é necessário haver uma coordenação e colaboração consistentes entre vendas e marketing. Eles precisam estar alinhados com metas, estratégias e táticas. Os líderes dos departamentos precisam dar um bom exemplo e facilitar o relacionamento entre as duas equipes, ao mesmo tempo que definem metas e avaliam objetivos e métodos.
Além disso, um pipeline sólido exige um empoderamento significativo para os funcionários, tanto para marketing quanto para vendas. Os profissionais de marketing precisam ser capacitados com personas de compra precisas e pesquisa de setor. As vendas precisam ser capacitadas com leads de qualidade e o histórico de envolvimento e interação do prospecto com a
organização. Em geral, um pipeline de qualidade requer que ambas as equipes estejam na mesma página em relação a objetivos, estratégias e metas.
Também requer que você tenha uma pilha de tecnologia de marketing totalmente integrada para poder rastrear com precisão seus leads até a receita – especialmente para qualquer software de automação de marketing ou gerenciamento de relacionamento com o cliente. Ao ter essas ferramentas totalmente integradas, você poderá avaliar rapidamente os dados em tempo real e rastrear seu impacto no pipeline e na receita.
O Quarto P Moderno do Marketing: Previsibilidade
O último elemento dos nossos 4Ps do Marketing Moderno é a previsibilidade. Previsibilidade significa ter confiança em seu plano, poder replicar e dimensionar seus processos e procedimentos, e ter estimativas confiáveis sobre os resultados que você gerará.
Para replicar e dimensionar sua estratégia de marketing, você deve ter algumas coisas já em vigor: histórico, metas e um plano. Idealmente, você também está ciente de quais partes da sua mistura de marketing funcionam – desde marketing de webinar e mídia social até publicidade em display e SERP – e o que não funciona. Um registro histórico de planos passados e como eles tiveram sucesso ou falharam ajuda você a saber quais táticas usar no futuro para não perder tempo e dinheiro tentando coisas que já não funcionaram.
A previsibilidade também significa poder estimar o que seus esforços produzirão para seu pipeline. Estabelecer metas é necessário para entender se sua mistura de marketing está funcionando da maneira que você deseja. Você deve ser capaz de estimar um número razoável de conversões com base em quantos leads você adiciona no topo.
Depois de ter um histórico do que funciona e do que não funciona para você e estabeleceu metas para o número de conversões que deseja, você deve ter um plano de como vai fazer acontecer. Ter um plano de execução permite que você desenvolva programas e táticas específicos que o ajudarão a atingir suas metas.
Embora os 4Ps do Marketing Moderno sejam bastante diferentes dos quatro originais, há uma grande semelhança em que ambos exigem trabalho e monitoramento constantes. Para garantir que você tenha a mistura de marketing certa, será necessário experimentação e análise consistentes para determinar o que ressoa e o que não ressoa. À medida que as ferramentas continuam a evoluir e mais empresas percebem que o ambiente digital em primeiro lugar não é apenas uma tendência chamativa, os 4Ps do Marketing Moderno se tornarão ainda mais importantes para o sucesso dos profissionais de marketing em todos os lugares.