Em nossa postagem anterior do blog, exploramos por que os dados de engajamento são tão importantes e quais tipos de dados existem. O próximo passo em nossa jornada de refinamento de dados é garantir que os programas de marketing sejam configurados para entender efetivamente esses sinais importantes.
Vamos rever como você pode usar as oportunidades de engajamento para capturar dados agora.
Duas maneiras de obter dados
Todas as táticas de marketing que você utiliza, de webinars a whitepapers e ferramentas interativas, têm a oportunidade de capturar dados. Para nossos propósitos, no entanto, o importante é a metodologia e o rigor por trás de dois componentes dessas táticas: engajamento e CTAs.
Essas duas técnicas são frequentemente confundidas e usadas em substituição uma da outra. Mas tratá-las separadamente produzirá uma maior percepção do comportamento do público.
Engajamento
O resumo do engajamento é como você espera que seu público se comporte e se envolva com você durante uma tática de marketing. É assim que, como profissional de marketing, você irá reter a atenção do público durante uma experiência.
Mais engajamento equivale a mais dados que podem ser aproveitados para personalizar programas futuros para esses compradores. Estas seriam técnicas que incluem:
- Pesquisas
- Perguntas e respostas
- Bots de conversação
E muito mais.
Calls to Action (CTAs)
CTAs são uma pequena variação no engajamento. Os CTAs diferem porque normalmente são a ação que você espera que seu público realize no final de uma experiência. Esses CTAs são poderosos, pois os dados coletados geralmente são os mais simples de se utilizar.
As técnicas de CTA incluem:
- Agendar uma reunião
- Falar com a equipe de vendas
- Inscrever-se em uma pesquisa
- Agendar uma demonstração
E muito mais.
Usando o engajamento para acelerar negócios
Com uma compreensão do papel que o engajamento e os CTAs desempenham no mix digital, os profissionais de marketing podem orquestrar experiências que têm ações separadas e distintas para ambos. Além disso, eles podem avaliar separadamente quais foram as reações do público a essas táticas de engajamento planejadas.
Isso permite que os profissionais de marketing tracem cursos de ação claros com base em dados específicos das experiências. Isolar grupos de pessoas que respondem a uma técnica de engajamento específica ou CTA pode ativar ações de vendas ou marketing específicas para grupos que demonstram comportamentos específicos.
Personalizar o alcance com base em dados de engajamento
A pesquisa pode fornecer insights poderosos sobre o estágio da jornada de um comprador ou até mesmo o nível de maturidade de um cliente em potencial. Por exemplo, perguntar ao público como eles se comparam a um dado publicado pelo setor é uma ótima técnica para obter insights.
No exemplo acima, os dados foram compartilhados sobre a retenção média de funcionários de um setor em um evento virtual. Depois de destacar a estatística, os participantes foram questionados sobre como eles se relacionam. Você pode ver, com base nas respostas à pesquisa, como os organizadores podem tratar os diferentes participantes de uma maneira que inspire mais engajamento.
Assim, a partir desta pesquisa de exemplo, temos três grupos de entrevistados que podemos tratar de maneira diferente do ponto de vista de vendas e marketing. Por exemplo:
- Se os participantes relatarem que estão se saindo na média, os profissionais de marketing podem focar as mensagens para esses participantes na mudança de sua programação para um estágio mais avançado.
- Se um participante disser que já está se saindo melhor do que a média, os profissionais de marketing podem entrar em contato e pedir que ele seja um convidado em um próximo webinar ou até mesmo envie seu trabalho para um programa de premiação.
- Se os participantes relatarem que estão abaixo da média do setor, as mensagens podem ser muito mais enfáticas e discutir como eles podem superar as barreiras para levar sua programação à média do setor.
Torne os dados uma parte de sua organização
Os dados são uma ferramenta poderosa para as equipes de vendas e marketing. A chave para capitalizar isso, no entanto, é primeiro entender os vários tipos de dados que podem ser selecionados e, em seguida, selecionar e isolar aqueles que são mais importantes para agir.
A maioria dos profissionais de marketing tem uma grande quantidade de dados na ponta dos dedos. Mas ter um plano sobre como responder aos sinais primários – antes que um programa de marketing seja colocado em ação – é essencial. Isso ajudará você a se tornar mais centrado no público e facilitará a oferta de experiências personalizadas no futuro.
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