Você conhece aqueles filmes sobre robôs dominando o mundo? Ok, isso não aconteceu … ainda. Mas nosso marketing está se tornando cada vez mais robótico e impessoal. Hoje, confiamos na automação de marketing, nos algoritmos de pesquisa, na análise preditiva, na inteligência artificial e em qualquer outro número de tecnologias digitais para dimensionar nossos programas, alcançar mais pessoas e ser mais direcionados ao nosso conteúdo. E tudo isso é bom, mas então o que?
Ainda existe um ser humano do outro lado do marketing e, em última análise, precisamos nos envolver com eles de uma maneira significativa. Hoje, o envolvimento é medido em cliques, visualizações e pequenos sinais digitais que podem indicar um potencial cliente. Mas onde está o momento de persuasão e conexão? Isso exige engajamento. Real. Humano. .Engajamento.
A boa notícia é que o engajamento real está se tornando cada vez mais possível a cada dia. As “landing pages” estão se tornando mais dinâmicas, os sites estão integrando novas ferramentas interessantes para interagir com os visitantes e há vários tipos de ambientes virtuais em que potenciais clientes podem interagir com você e sua marca. As principais características das verdadeiras tecnologias orientadas para o engajamento são:
– Interatividade
– Várias opções de conteúdo
– Opções de conteúdo multimídia
– Integração com midiais sociais
– Todas as ações tomadas por uma pessoa são capturadas e medidas
Na minha opinião,, os webinars são a melhor ferramenta de engajamento. Que outra oportunidade você tem para interagir com seus clientes em potencial por até uma hora por vez? E, se você está pensando em um seminário on-line como uma simples apresentação do PowerPoint, não viu um webinar moderno. Hoje, os webinars permitem que os participantes façam perguntas, respondam a enquetes e pesquisas, twitem, conectem-se às redes sociais, conversem com outros participantes, baixem conteúdo, acessem outros sites,, links para pontos chaves como demonstrações e avaliações gratuitas e até mesmo consulta de vendas. Eles também são experiências multimídia que mais se assemelham a talk shows que simples apresentações online.
A verdadeira mágica desses seminários on-line baseados em engajamento, no entanto, é como eles capturam cada ação que os participantes tomam para ajudar a encontrar os melhores leads e aprender com o comportamento deles. Ao integrar esses dados em sistemas de automação de marketing e CRM, podemos colocar essas informações poderosas nas mãos dos vendedores. Então, ao invés de acompanhar um webinar em geral, eles estão acompanhando uma pergunta ou um conteúdo baixado; essencialmente continuando uma conversa, não começando um.
A explosão das tecnologias de marketing digital e seu “casamento” com automação e inteligência artificial são ótimos. .. No entanto, é o que acontece a seguir que é mais importante. Porque em última análise, precisa haver um momento … um momento humano. E é assim que vamos transformar um sinal digital em um cliente