Você já participou de um evento sem engajamento? Como você se sentiu sobre isso? Você ficou muito tempo?
Estamos dispostos a apostar que você se sentiu deslocado ou que o evento foi uma perda de tempo. Você provavelmente não se inscreveu para novos eventos ou comprou nada. Você pode até ter optado por sair da lista de e-mail do host ou parado de segui-lo nas mídias sociais.
Por quê?
Porque você não experimentou um evento de valor. Você não teve a chance de ser ouvido. Você não se sentiu visto.
E isso é um problema.
Mas a boa notícia é que você sabe como é ser um participante infeliz. E como anfitrião de um próximo evento virtual, você pode usar isso como alavanca.
Na verdade, no artigo de hoje, mostraremos como aumentar as taxas de engajamento durante eventos virtuais usando a identidade da sua marca.
E para lhe dar ainda mais valor, mostraremos como construir ativamente sua identidade de marca antes, durante e depois de seus eventos virtuais.
Preparados? Vamos dar uma olhada.
O que é identidade de marca e por que é importante?
A identidade da marca é o elemento que você usa para deixar uma impressão duradoura em seu público. Mais do que a imagem da marca ou branding, sua identidade é o que o diferencia de todos os outros.
Os elementos-chave da identidade da marca incluem:
- Missão da marca
- Personalidade e tom da marca, ou seja, humorístico, educacional, sarcástico ou feminino
- História da marca
- Cultura da marca
- Imagem da marca, como seu logotipo, cores e estilo
- Como sua marca ajuda os outros
- Por que seu público ama sua marca
- O truque especial e a vantagem competitiva da sua marca
Por que é importante usar a identidade da sua marca antes, durante e depois dos eventos virtuais
A identidade da marca é algo que você constrói ativamente. A pavimentação do caminho antes do evento cria antecipação para o grande dia. Ativar a identidade da sua marca durante o evento dá aos participantes um motivo para ficar e interagir.
E o uso contínuo da marca após o evento ajuda a deixar uma impressão duradoura e cria fidelidade e conexão com seu público.
Aprenda tudo sobre identidade de marca
Se você ainda está descobrindo a identidade de sua marca, dedique um tempo para aprender mais, como está fazendo neste artigo. Você também pode usar recursos educacionais abertos, como StuDocu, para acessar materiais de estudo de nível universitário e realmente aumentar seu conhecimento.
Se você ainda não estabeleceu os elementos da sua marca
Para ativar a identidade da sua marca, você precisa ter todos os elementos necessários prontos para o seu evento. Esses elementos podem incluir seu logotipo, site, ativos de mídia social, opções de fonte, esquema de cores e muito mais.
Se seu negócio é novo ou se seu evento iniciará em breve, considere utilizar uma empresa de branding com serviço completo, para economizar tempo.
Antes do evento virtual
Agora que preparamos as bases, vamos ver quatro maneiras de ativar a identidade da sua marca antes do próximo evento virtual.
Organize uma reunião de identidade de marca
Prepare-se para o sucesso antes do evento organizando uma reunião de identidade de marca.
Mesmo se você for um empreendedor solo, verifique os elementos da sua marca e o que ela representa.
Concentre-se nos elementos-chave que o definem.
Pergunte a si mesmo:
- O que meu público mais ama em mim?
- O que eu mais amo em mim?
- O que meu público precisa?
Por fim, decida em quais elementos focar durante o evento.
Por exemplo, você pode decidir se concentrar em seu tom, cores, visão e história da marca. Isso pode incluir usar sua inteligência e tom bem-humorado, infundir a paleta de cores quentes da sua marca nos slides do webinar e contar sua história da pobreza à riqueza.
Seja proativo em relação à segurança cibernética dos seus eventos virtuais
Em 2020, tiveram vários casos infames de hackers que obtiveram acesso a conferências virtuais se passando por participantes. Infelizmente, esse não é o único crime cibernético que pode derrubar um evento.
Para proteger sua reputação e seu público, certifique-se de que o provisionamento de acesso ao seu evento virtual seja feito com segurança. Você também pode contratar um especialista em segurança cibernética para apontar suas vulnerabilidades e ajudá-lo a criar um plano de segurança.
Atraia seu público com um vídeo de prévia
Pegue seus melhores trechos de um evento anterior e use-os para criar expectativa em seu público. Certifique-se de mostrar a identidade da sua marca no vídeo, colocando um foco extra na personalidade da sua marca e em como você atende seu público.
Você também pode atrair membros do público criando um convite de evento memorável. Usar efeitos fotográficos e filtros para criar seu convite pode ajudá-lo a cativar o público e criar entusiasmo para seu próximo evento.
Crie um hub de conteúdo envolvente
Criar um hub de conteúdo para hospedar todos os seus eventos passados e atuais é uma maneira fácil de gerar mais engajamento após o evento. Ter essa página de recursos também ajuda você a se posicionar como um especialista em eventos virtuais confiável.
Vejamos a NVIDIA, por exemplo:
A NVIDIA, líder global em processamento gráfico e hardware de inteligência artificial, hospeda um hub de conteúdo com webinars sobre vários assuntos, como VR, IA, computação quântica e muito mais.
Usando esse hub, visitantes de todo o mundo e de vários setores podem encontrar e consumir recursos relevantes para suas necessidades e entender como a marca NVIDIA se posiciona como líder no setor de tecnologia.
Durante o evento virtual
Agora que você se preparou para o evento, vamos descobrir como usar sua identidade de marca durante o evento.
Crie uma hashtag de marca
Incentive a audiência para publicar sua participação nas mídias sociais usando uma hashtag da marca.
Por exemplo, se sua empresa se chama Money Matters e você está hospedando um webinar de educação financeira, sua hashtag pode ser #moneymatterswebinar ou #bestmoneymatterswebinar.
Se você está se sentindo preso em qual hashtag escolher, considere usar um gerador de hashtag para ideias.
Você também pode inscrever qualquer pessoa que use a hashtag da marca, em um sorteio para ganhar um prêmio especial.
Faça workshops e envolva-se com os participantes ao vivo
Jasmine Star, estrategista de negócios e empreendedora, tem um talento especial para aumentar o engajamento com os participantes do evento, trazendo-os ao vivo na câmera.
Seu truque especial? Workshops com os participantes para não apenas responder às suas perguntas, mas também resolver os desafios exclusivos de seus negócios. Nota do Editor: As salas de breakout da plataforma são excelentes para isto)
Se você não tiver tempo para fazer um workshop sobre os desafios de seus participantes, poderá realizar uma simples sessão de perguntas e respostas.
Após o evento virtual
E, finalmente, aqui está o que fazer após o evento virtual.
Conecte-se com os pós-participantes enviando um e-mail
As mensagens centradas no cliente são cruciais para a marca, portanto, certifique-se de escrever um texto envolvente, que alimente seu público após o evento.
Se você luta com o bloqueio de escritor ao criar seu texto, um frases pode ajudar.
Ao criar um e-mail para canais de marketing individuais, comece definindo uma meta ou intenção.
Com sua intenção em mente, comece a criar seu e-mail usando o seguinte modelo:
Gancho + Contexto + Valor + Call To Action.
Configure uma sequência de e-mails de acompanhamento
Lembre-se das metas que você definiu para o seu evento ao planejar seu conteúdo.
Por exemplo, se seu objetivo era divulgar seu novo curso online, sua sequência pode ser assim:
- E-mail 1: Agradeça aos participantes por terem vindo ao evento.
- E-mail 2: Envie ao seu público um presente gratuito por participar (dê um presente que agregue valor).
- E-mail 3: Use a história da sua marca para inspirar seu público a participar do seu curso.
- E-mail 4: Ofereça um desconto para seu próximo curso se os participantes se inscreverem até o final da semana.
Encerrando
E pronto!
Esperamos que este artigo tenha inspirado você a criar novas maneiras de usar sua identidade de marca antes, durante e depois de eventos virtuais.
Aqui está uma rápida recapitulação das dicas que compartilhamos hoje:
- Antes do evento
- Organize uma reunião de identidade de marca
- Seja proativo em relação à segurança cibernética do evento virtual
- Atraia seu público com um vídeo de apresentação prévia
- Crie uma landing page para os webinars
- Durante o evento virtual
- Crie uma hashtag da marca
- Faça workshops e interaja com os participantes ao vivo
- Após o evento
- Conecte-se com os pós-participantes enviando um e-mail de agradecimento
- Configure uma sequência de e-mails de acompanhamento