Se você está procurando uma maneira de promover um webinar, um dos métodos mais eficazes é entrar em contato com influenciadores de redes sociais. Ao fazer parceria com um influenciador com muitos seguidores, você pode aumentar significativamente o alcance do seu evento e, potencialmente, obter um co-anfitrião para apresentar seu webinar.
Além disso, como os influenciadores são fontes confiáveis de informação, seu endosso pode ajudar a construir a credibilidade da sua empresa. É claro que fazer parceria com um influenciador é desafiador – eles estão ocupados e recebem muitos pedidos – mas pode valer a pena o esforço se você deseja levar a divulgação do seu webinar para o próximo nível.
Encontre influenciadores relevantes para o tema do seu webinar
Encontrar influenciadores relevantes para o tema do seu webinar pode levar tempo e esforço. Você quer alguém popular, mas não tão popular ao ponto de o público deles se sobrepor ao seu, e ser quase impossível chamar a atenção deles (no extremo, pense em Barack Obama).
Para encontrar o equilíbrio perfeito, aqui estão algumas dicas para encontrar o influenciador ideal para ajudá-lo a hospedar e promover um webinar.
- Dê uma olhada em quem está falando sobre o seu tema. O primeiro lugar óbvio para procurar é por meio de uma pesquisa no Google sobre o seu tema. Veja quem aparece nos 20 ou 30 principais resultados de pesquisa. Você também pode pesquisar seu tema usando hashtags no Twitter e no LinkedIn. Procure blogueiros populares que cobrem um terreno semelhante. Se eles tiverem um número considerável de seguidores, entre em contato e veja se estão interessados em ajudá-lo.
Para uma opção paga, SparkToro é um mecanismo de descoberta de influenciadores onde você insere qualquer palavra-chave e obtém uma lista imediata de sites, jornalistas e feeds de rede social que são populares para essa palavra-chave, juntamente com informações de contato para divulgação.
- Confira quem está realizando eventos semelhantes. Veja se algum influenciador já promoveu ou co-organizou webinars ou conferências semelhantes. Se eles já estiverem familiarizados com seu tema, eles estarão mais propensos a co-organizar ou promover seu evento para seus seguidores.
- Lembre-se do poder do marketing boca a boca. Pergunte a seus amigos e colegas se eles conhecem alguém que possa estar interessado em promover seu webinar. A recomendação deles pode ser exatamente o que você precisa para divulgar seu evento.
- Procure podcasters. Os podcasters já estão produzindo conteúdo multimídia, geralmente são bons anfitriões e têm seguidores. Se você deseja promover seu webinar, a parceria com um podcast é uma ótima maneira de alcançar um público mais amplo. Pesquise podcasts da Apple ou do Spotify e descubra quem é popular nessas plataformas. Ao fazer parceria com um podcast popular, você pode atingir um público já estabelecido e aumentar significativamente os cadastros para o seu evento.
Prepare um briefing personalizado do webinar que inclua todas as informações necessárias
Um briefing do webinar é uma ótima maneira de se organizar e garantir que você tenha tudo o que precisa ao promover um evento online. Ele deve incluir uma breve visão geral do evento, os benefícios de co-organizar ou promover e links para conteúdo relevante existente, artigos e outros materiais de marketing.
Escreva um breve resumo de um ou dois parágrafos sobre o tema, o público-alvo, a principal conclusão e uma chamada à ação (CTA). Descreva a dinâmica do webinar, como quem é responsável pela criação de conteúdo e a plataforma de webinar que será usada para hospedar o evento.
Explique os benefícios de hospedar ou promover, incluindo acesso a um público que eles não possuem, um tema que interessa ao público ou uma chance de co-apresentar com um colega influenciador. Em seguida, crie de 3 a 5 benefícios para hospedagem.
Inclua informações de contato e biografias dos organizadores e anfitriões do evento. Adicione uma lista de hashtags sugeridas para que eles possam pensar em como promoveriam seu evento.
A criação de um kit de webinar dará aos participantes em potencial tudo o que eles precisam saber sobre seu próximo evento.
Executar uma campanha de divulgação por e-mail
Depois de organizar seu kit, é hora de fazer seu pitch. Primeiro, crie uma planilha com detalhes de cada influenciador, como nome, redes sociais, e-mail e tamanho do público.
Em seguida, digite um e-mail individual para cada influenciador-alvo, certificando-se de tentar incluir algo exclusivo sobre o motivo pelo qual você gostaria que eles participassem. Não envie e-mails genéricos para todos os destinatários. Os influenciadores recebem muitas solicitações e podem detectar spam imediatamente.
Envie um e-mail inicial e planeje mais 2 a 3 acompanhamentos no próximo mês. Lembre-se, você só precisa de 1 para dizer sim, então continue tentando até chegar lá!
Acompanhe-os regularmente para garantir que eles estão divulgando seu webinar conforme o esperado.
Promover seu webinar com antecedência é sempre uma boa ideia para divulgar e gerar interesse. Mas depois de enviar os convites, é preciso mais do que sentar e esperar que as pessoas se cadastrem. Você deve acompanhar seus palestrantes e promotores regularmente para garantir que eles façam sua parte para promover o evento. Envie-lhes lembretes, dê-lhes materiais bônus para compartilhar e acompanhe seu progresso. Quanto mais esforço você colocar na promoção do seu webinar, mais sucesso ele terá.
Após o evento, agradeça e entregue os ativos pós-evento
Após o webinar, agradeça ao seu influenciador pela ajuda. É importante lembrar que os influenciadores também são pessoas e merecem ser apreciados por seus esforços. Um simples agradecimento pode ajudar bastante na construção de um relacionamento sólido com um influenciador. Isso pode incentivá-los a divulgar ainda mais sua marca no futuro ou indicar outros influenciadores para criar um ciclo virtuoso de parcerias.
E se você concordou com entregas, como um replay ou uma lista de leads, certifique-se de entregá-la imediatamente.
Conclusão
Agora que você conhece os detalhes da promoção de webinar, é hora de colocar esse conhecimento em ação! Siga nossas dicas para criar uma campanha de divulgação de webinar bem-sucedida. Lembre-se de personalizar seu argumento de venda para cada influenciador e continue acompanhando até obter um sim. E certifique-se de agradecer a todos os envolvidos quando o evento terminar. Ao fazer um esforço extra, você poderá criar um webinar de sucesso que impulsione a imagem da sua marca e gere leads.