Visão Geral |
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Promova eventos ao vivo e sob demanda Segmente e direcione para maximizar as inscrições e a participação. |
Adicione ofertas que envolvam seu público Adicione CTAs, enquetes, recursos e ofertas personalizadas dentro do webinar. |
Projete o engajamento na sessão Incentive seu público regularmente a interagir e agir. |
Os melhores webinars não são apenas bons em manter a audiência por 60 minutos. Eles também oferecem insights valiosos e material que você pode transformar em blogs, vídeos, posts em redes sociais e muito mais — alimentando suas campanhas muito depois do evento ao vivo com conteúdo reaproveitado.
Para aproveitar o maior potencial do seu webinar, é preciso planejar com uma mentalidade multiplicadora — encarando cada atividade ou ativo de marketing não como um esforço isolado, mas como uma base para um impacto mais amplo e escalável.
Existem dois ingredientes principais para um webinar assim: participação e engajamento.
Veja como fazer isso:
Por que a participação e o engajamento são importantes?

Quando você define metas para sua campanha de webinar, elas provavelmente já estão ligadas tanto à participação quanto ao engajamento — tanto durante o webinar quanto com o conteúdo relacionado.
Mas há várias outras razões pelas quais a participação e o engajamento durante o webinar são importantes. Algumas delas foram incluídas na tabela.
Por que a participação importa | Por que o engajamento importa |
Oferece uma oportunidade para engajamento profundo | Permite identificar, priorizar e direcionar os participantes mais engajados para a equipe de vendas |
Oferece uma oportunidade de conversão | Permite inferir a intenção e pontuar os participantes com base no que eles engajam (por exemplo, agendar uma reunião sinaliza maior propensão de compra, enquanto apenas visualizar um ativo de topo de funil sugere um comprador em estágio inicial) |
Permite educar clientes e clientes em potencial sobre sua marca | O engajamento resulta em dados primários para impulsionar a personalização e o follow-up |
Sinaliza interesse no tópico | Sinaliza o conteúdo do webinar que impulsiona a ação do participante |
Sinaliza o reconhecimento da sua marca — e a prova de que o contato está se engajando ativamente | Permite que a IA generativa crie conteúdo com base no que impulsiona o engajamento |
A participação é um pré-requisito para obter insights — se não houver participantes, não pode haver engajamento | Impulsiona a receita |
No entanto, no contexto da criação de conteúdo derivado de webinars, o engajamento desempenha um papel essencial.
Como o engajamento durante o webinar resulta em conteúdo que engaja

À medida que os participantes assistem a um webinar, seu nível de engajamento e interação mudará dependendo do conteúdo que está sendo exibido. Alguns exemplos desses momentos podem incluir:
- Quando o apresentador revela uma estatística ou um número convincente retirado de um relatório — o que leva os participantes a baixarem esse relatório.
- Quando uma dica ou recomendação importante de uma postagem de blog é dada — resultando em participantes clicando nessa postagem de blog para lê-la.
- Quando o apresentador faz o público rir — resultando em participantes dando feedback.
Esses picos de engajamento e ações dos participantes fornecem um sinal de que o conteúdo entregue durante essa parte do webinar deve ser usado para conteúdo derivado.
Fazer isso manualmente exigiria a identificação dos momentos durante o webinar em que os participantes interagiram e o cruzamento desses momentos com a gravação do webinar.
Crie um plano promocional com o ao vivo e sob demanda em mente
Considere como você irá impulsionar as inscrições para o webinar e, em seguida, fazer com que esses inscritos assistam à apresentação ao vivo. As técnicas possíveis incluem:
- Segmente o público por setor, função ou comportamento para convites personalizados e promoções direcionadas.
- Use a mídia própria — site, blog, listas de e-mail e redes sociais — para promover as inscrições e compartilhar conteúdo de teaser.
- Utilize a mídia por meio de redes sociais, promoções de influenciadores e parceiros.
- Invista em mídia paga, como anúncios do LinkedIn, indicação de conteúdo e publicações patrocinadas para alcançar novos clientes em potencial de alto valor.
- Habilite o registro múltiplo para inscrições em séries e use o perfil progressivo para coletar dados mais aprofundados ao longo do tempo.
- Automatize lembretes e sequências de nutrição com base no comportamento, como visualizações de vídeo ou downloads de recursos.
Adicione ofertas que envolvam seu público e forneçam insights

Seu webinar deve oferecer mais do que apenas uma apresentação de slides. Procure incorporar várias oportunidades e ofertas com as quais os participantes possam se engajar durante o webinar.
Para alcançar um engajamento ainda mais forte, procure também personalizar essas ofertas sempre que possível. Dados de benchmarks mostram que experiências personalizadas geraram um aumento de até 4 vezes nos agendamentos de reunião, pós-webinar, em 2024, juntamente com um aumento de 61% nos downloads de recursos.
Inclua ofertas que impulsionem o engajamento fora da experiência do webinar
Webinars não são o único lugar onde você pode engajar o público e coletar insights com base nesse engajamento.
Considere adicionar CTAs e links para seus canais próprios dentro do console do webinar, para que os participantes possam progredir em sua jornada e aprofundar seu relacionamento com você. Exemplos de tais locais incluem:
- Centros de conteúdo que contêm ativos e recursos adicionais relacionados ao tópico. Eles também podem incluir webinars sob demanda e conteúdo gerado por IA de sessões anteriores.
- Páginas de destino personalizadas com ofertas e conteúdo sob medida.
- Páginas com elementos interativos, como calculadoras de ROI, ferramentas de avaliação de maturidade e quizzes.
- Bibliotecas de recursos contendo videoclipes adicionais, modelos e conteúdo selecionado.
Projete o engajamento na apresentação

Ao planejar o conteúdo do seu webinar, reserve horários e pontos definidos durante a apresentação que você usará para impulsionar o engajamento e coletar insights sobre seus participantes.
Aqui estão algumas maneiras de fazer isso:
- Adicione uma pergunta de enquete de alto nível no início da sessão que pode ser usada para qualificar os participantes. Um exemplo de tal pergunta pode ser: “Como sua organização está planejando investir em [tipo de solução que você oferece] nos próximos 12 meses?” Os participantes que responderem “Estamos procurando investir agora” têm maior probabilidade de valer um acompanhamento de vendas do que aqueles que responderem “Não temos planos de investir ou mudar de solução este ano”.
- Peça uma reação com base no conteúdo do webinar. Durante um webinar em que você está discutindo desafios ou problemas comuns enfrentados pelo seu público-alvo, você pode mostrar um slide e perguntar: “Se esse é um desafio que você enfrenta, faça um comentário para nos avisar — e se você tiver um desafio diferente, coloque-o no bate-papo ou na caixa de perguntas e respostas para que possamos compartilhar algumas recomendações”.
- No final de cada seção, faça outra pergunta de enquete ou peça ao público para enviar perguntas. Este é um excelente momento para impulsionar as interações sem interromper o fluxo do seu conteúdo.
- Diga ao público como eles podem aprender mais. Destaque quaisquer links para conteúdo ou recursos recomendados que você adicionou ao console do webinar.
- Sugira os próximos passos para impulsionar as conversões. Planeje que seu palestrante destaque as principais conversões. Se os participantes puderem agendar uma reunião com você, peça ao seu palestrante para dizer: “Se você quiser falar com um de nossa equipe após a sessão, pode agendar uma reunião enquanto assiste. Basta escolher um horário que funcione para você na ferramenta de agendamento de reuniões.”
- Use os slides da apresentação como um sinal para o apresentador pausar e impulsionar o engajamento. De acordo com as dicas anteriores, esses slides funcionam bem no final de cada seção ou ao recomendar conteúdo adicional.
Webinars podem fazer muito mais do que preencher uma hora em sua agenda. Com o planejamento certo, eles podem envolver os compradores ao vivo, fornecer dados acionáveis e preencher seu pipeline de conteúdo por semanas.
Comece estruturando seu conteúdo em torno de temas claros, incorporando momentos regulares de engajamento e planejando a promoção em todos os formatos — e você se preparará para um webinar que compensa muito depois do slide de encerramento.