Ótimo webinars não precisam ser épicos em escopo ou complexidade, mas precisam contar uma ótima história. Como fazer isso? Com conteúdo informativo, envolvente e dinâmico que mantenha o público engajado do início ao fim.
O conteúdo de um webinar é excelente quando atende tanto aos objetivos do negócio quanto aos objetivos do público. Então, se você está se perguntando o que faz um ótimo webinar, explore nosso mergulho profundo em como identificar tópicos de alta demanda, escolher o formato de webinar mais adequado e entregar uma experiência digital incrível.
Por que um ótimo conteúdo de webinar é importante?
Há pessoas em todas as empresas que argumentarão que o conteúdo do webinar não é realmente importante. Você já conseguiu o lead, então missão cumprida, certo? Claro, eu acho. Mas também, não mesmo.
Há uma diferença entre seus objetivos de geração de demanda (por exemplo, leads, pipelines, conversões) e os objetivos do seu público (por exemplo, resolver um problema ou se informar sobre um assunto). Um ótimo conteúdo de webinar existe na interseção desses objetivos, no cruzamento dos nossos resultados esperados e dos desejos do nosso público.
Uma vez que temos o lead, é nossa responsabilidade como profissionais de marketing ajudar nossos leads a resolver o problema que os levou a fornecer seu e-mail em primeiro lugar.
1. Escolhendo Tópicos para Seus Webinars
A chave para um ótimo conteúdo de webinar é começar com um tópico relevante e em alta demanda. Isso requer pesquisa e um entendimento profundo do seu público. Você deve procurar identificar as questões e os desafios que são mais importantes para seus leads.
Não faça demais
Uma vez que você tenha uma lista de tópicos de webinars aprovados pelo público, reduza cada um deles em pelo menos dois tópicos menores; três é melhor. Um dos maiores erros que você pode cometer em um webinar é tentar fazer demais.
Por exemplo, “Como Entregar um Webinar Bem-Sucedido” é um tópico terrível. Existem simplesmente muitos componentes críticos na entrega de um webinar para serem comunicados de forma eficaz em uma única sessão. Mais importante ainda, é duvidoso que seu público sairá com clareza e direção para aplicar qualquer coisa que tenha aprendido.
Por outro lado, “5 Melhores Práticas para Lançamentos de Produtos Virtuais” é um excelente tópico porque é orientado para a ação e tem um escopo finito. O título diz ao seu público exatamente o que eles obterão do evento.
2. Criando uma História para o Webinar
A eficácia de seu webinar em entregar valor, autenticidade e ações concretas depende de quão relevante e emocionalmente conectada sua história é com o público.
Encontrando o formato certo de webinar
Não existe uma solução única para todos quando se trata de formatos de webinar. Cada tópico tem seu lugar adequado dentro de uma ampla gama de estilos de apresentação, painel, conversa e entrevista. O segredo é encontrar o formato certo para o tópico declarado.
O que significa “certo” neste contexto? Implica o formato que serve melhor à história e que prepara você, seus painelistas e seu público para o sucesso.
Aqui estão alguns exemplos de formatos de webinar:
- Apresentador + Slides
- Conversa + Slides
- Papo de Café
- Estilo Jornalístico
- Entrevista
- Dirigido pelo Público
A posição do seu público no funil de compra é frequentemente um bom indicador de qual formato é melhor para o tópico. Por exemplo, um formato de apresentação com slides ou compartilhamento de tela seria mais útil para instruir clientes próximos ao fundo do funil sobre uma operação técnica específica. No entanto, um formato de conversa, como uma entrevista ou um papo de café, pode servir melhor como um webinar sobre um notícia atual ou uma mudança significativa em sua indústria.
Você não precisa parar em um desses formatos. Misture e combine elementos de múltiplos estilos para adaptar perfeitamente o formato ao seu tópico e público. Quanto mais você pensar no formato, mais fácil será entregar uma história envolvente.
Contando uma ótima história
Todo webinar deve ter um único e específico tema. Se você não conseguir declarar o tópico do seu webinar em uma frase, não conseguirá entregar uma história clara ao seu público.
Tudo se resume a como você enquadra a história. Shakespeare não é o primeiro gigante literário que vem à mente quando você pensa em webinars, mas a estrutura narrativa do dramaturgo é instrutiva.
Em uma palavra: Atos. Construa sua história em Atos para guiar o público através de suas ideias enquanto os mantém orientados ao seu único tema.
Aqui está um modelo de webinar estruturado em Atos:
- Ato 1: Apresente o problema
- Ato 2: Construa as consequências de resolver e não resolver o problema
- Ato 3: Resolva o problema
Criar uma grande história para o webinar é como contar uma piada. Elementos críticos devem ser compartilhados em uma sequência específica, com inflexões particulares, no momento exato. Se qualquer um desses elementos estiver errado, fica estranho.
Quanto tempo deve durar o conteúdo do seu webinar? A resposta depende inteiramente de quanto bom conteúdo você tem. Se você pode abordar e resolver um ponto de dor do público em 20 minutos, por que buscar 60? Não force, todos nós temos vidas. Enrolar é muito ruim.
3. Criando Ótimos Slides para Webinars
Usar slides ou não usar slides. Eis a… última referência a Shakespeare neste artigo. É uma boa pergunta, no entanto. E a resposta depende do formato que melhor serve à sua história.
Aqui estão alguns formatos e circunstâncias favoráveis para o uso de slides:
- Webinar somente com áudio
- Informações complexas
- Conteúdo instrucional
- Quando o tópico depende de pontos de referência visuais
Lembre-se de não confundir seu deck de slides com a história. Slides devem reforçar e aprimorar a história, mas eles não são a atração principal. A estrela do show é o apresentador entregando o conteúdo.
Como fazer ótimos slides
Todos nós reconhecemos um slide ruim quando o vemos. E então você só tem que ficar ali olhando para ele. Podemos fazer melhor.
“A primeira regra para ótimos slides: resista à tentação de encurtar o processo juntando slides de forma improvisada. Um webinar anterior sobre um tópico vagamente relacionado não lhe dá o direito de montar uma nova apresentação composta de slides antigos e desconexos. Comece pela história, não pelos slides.”
A segunda regra para ótimos slides: um slide em branco é o melhor começo. Use-o para delinear todo o seu webinar em tópicos principais. Depois de definir os tópicos principais, agrupe-os em Atos. Depois de definir seus Atos, faça de cada tópico principal um slide próprio. Agora você tem a estrutura visual para sua história.
A terceira regra para ótimos slides: faça tudo o que puder para envolver seu público nessa história. Sua narrativa deve ser convincente, relevante e emocionalmente relacionável para o seu público. Use seus slides para criar pontos de inflexão interativos que mobilizem seu público ao seu lado. Enquetes e perguntas ao longo do webinar são ótimas maneiras de unir e engajar seu público. Não deixe o Q&A apenas para o final!
Os prós e contras dos grandes slides
Aqui está uma lista útil para evitar ser aquela pessoa conhecida por slides terríveis.
Não faça:
- Não exagere no design dos slides. Lembre-se do tamanho da tela de todos.
- Não mostre muitos detalhes. (Novamente, tamanho da tela.)
- Não force o olho a fazer muito com animações e transições animadas.
- Não exagere no texto. Se o seu tema é melhor apresentado em formato de livro, não faça um webinar.
- Não faça uma abordagem comercial até que seja o momento certo para isso. Seu público confia em você, então mantenha essa confiança.
Sim com ênfase:
- Use imagens para criar conexões emocionais.
- Use tópicos para enfatizar os principais pontos.
- Use compartilhamento de tela. Amamos demonstrações em tempo real.
- Use recursos suplementares, links, downloads, outros webinars, uma landing page e qualquer outra coisa para adicionar valor. Cerque seu público com conteúdo.
- Use vídeos para contar sua história.
4. Usando Vídeo em Webinars
Há muitas maneiras de usar vídeo em webinars. Diferente de um compartilhamento de tela ou slides, o vídeo oferece uma oportunidade multimídia para enriquecer qualquer tópico. Com um único vídeo, você pode transformar formatos tradicionais em experiências digitais dinâmicas. O vídeo permite que o apresentador introduza conceitos ricos que não poderiam ser incluídos de outra forma.
Aqui estão algumas ideias para usar vídeo em seus webinars:
- Entrevistas com convidados especiais
Você pode conduzir e gravar a entrevista a qualquer momento antes do webinar ao vivo. Configure a entrevista com slides e depois reproduza uma parte dela durante o webinar. As entrevistas permitem expandir o formato de apresentador, mas sem o incômodo de coordenar convidados ao redor do mundo ao mesmo tempo. O vídeo é ótimo para convidados que têm agendas difíceis. - Envolvendo o público com efeitos especiais
Um ponto de inflexão de 30 segundos é suficiente para criar uma mudança visual interessante na experiência digital do público. Pense nisso como um ponto de inflexão com efeitos especiais. Use um pequeno vídeo para enfatizar um conceito, destacar uma transição na apresentação ou até adicionar algum humor. - Explorando estudos de caso
Apresente um estudo de caso gravado em vídeo no final do webinar. Um bom estudo de caso solidifica tudo que você disse, mostra como seu produto ou serviço realmente funciona e valida seu conteúdo. Um vídeo bem produzido coloca o lead no lugar do sucesso. Isso facilita o processo de conduzir seu público através do funil de compra.
Webinars com vídeos aumentam exponencialmente as oportunidades para contar histórias digitais envolventes. Cada minuto que o público assiste ao seu webinar é tempo que eles estão se engajando com sua marca. Use vídeo para aumentar esses minutos em uma experiência que se torna impossível de abandonar.
5. Envolvendo o Público Durante e Depois do Webinar
O relacionamento com o público deve continuar muito além do final do webinar. Não se trata apenas de exibir números de frequência, duração de visualização ou volume de leads. É sobre engajamento total. Engajamento com o público significa conseguir que os leads convertam em tempo real, durante uma sessão ao vivo, além de, capturá-los novamente durante a campanha de follow-up.
Fazendo as perguntas certas
Os webinars são uma grande oportunidade para capturar a atenção do seu público com um conteúdo rico e dinâmico. E depois que você tiver a atenção deles, a melhor maneira de aproveitar isso é com perguntas.
Perguntas qualificadas são sua melhor chance de coletar informações diretas e precisas que você pode usar em todos os níveis de suas campanhas de marketing. Aqui estão algumas perguntas que você pode usar para qualificar o público durante o webinar:
- Como você descreveria o problema que o trouxe ao webinar?
- Qual é a sua maior prioridade para este trimestre?
- Como você avalia a necessidade de usar um novo software/ferramenta?
- Qual é o orçamento médio para novos investimentos em tecnologia?
Promovendo webinars sob demanda
A campanha de follow-up do seu webinar deve se concentrar em entregar o conteúdo da maneira que o público deseja. Para cada pessoa que assiste a um webinar ao vivo, há pelo menos cinco que prefeririam vê-lo sob demanda. Não é incomum que os números de leads se multipliquem ao longo de meses e até mesmo anos enquanto as campanhas de webinars sob demanda continuam a capturar leads.
Tenha certeza de que sua campanha de follow-up não apenas tenha uma mensagem clara, mas que também esteja configurada para capturar leads on-demand e mantê-los engajados. Use conteúdos complementares para impulsionar seus leads para o próximo webinar ao vivo. Qualquer que seja o caso, lembre-se de manter seus leads sob demanda nutridos.
Conclusão
Criar um ótimo conteúdo de webinar é uma das melhores maneiras de se conectar com o seu público, desenvolver um relacionamento de confiança e levar os leads ao fundo do funil de compra. No entanto, um ótimo conteúdo não surge por acaso. Você precisa de uma estratégia de conteúdo que seja sustentada por uma história clara e relevante. Use esses cinco princípios para criar webinars de alto impacto em 2024.