Grandes webinars não precisam ter a amplitude ou complexidade shakespearianas, mas precisam contar uma grande história. Como fazer isso? Com conteúdo informativo, convincente e dinâmico que leve a audiência durante toda a jornada.
O conteúdo de um webinar é excelente quando atende aos objetivos comerciais e aos objetivos da audiência. Então, se você está se perguntando o que torna um webinar excelente, explore nossa análise aprofundada sobre como identificar tópicos em demanda, escolher o formato de webinar mais apropriado e entregar uma experiência digital excelente.
Por que o conteúdo de um webinar excelente importa?
Há pessoas em todas as empresas que argumentarão que o conteúdo do webinar não importa realmente. Você já conquistou o lead, então missão cumprida, certo? Claro, eu acho. Mas também, de forma alguma.
Há uma diferença entre seus objetivos de geração de demanda (por exemplo, leads, pipelines, conversões-chave) e os objetivos da sua audiência (por exemplo, resolver um problema ou se informar sobre uma questão). Um ótimo conteúdo de webinar existe na interseção desses objetivos, na encruzilhada entre nossos resultados esperados e os desejos de nossa audiência.
Depois de conquistarmos o lead, é nossa responsabilidade, como profissionais de marketing, ajudar nossos clientes a resolver o problema que os levou a nos fornecer seu e-mail em primeiro lugar.
1. Escolhendo os Temas para Seus Webinars
Há pessoas em todas as empresas que argumentarão que o conteúdo do webinar não importa realmente. Você já conquistou o lead, então missão cumprida, certo? Claro, eu acho. Mas também, de forma alguma.
Há uma diferença entre seus objetivos de geração de demanda (por exemplo, leads, pipelines, conversões-chave) e os objetivos da sua audiência (por exemplo, resolver um problema, ou se informar sobre uma questão). Um ótimo conteúdo de webinar existe na interseção desses objetivos, na encruzilhada entre nossos resultados esperados e os desejos de nossa audiência.
Depois de conquistarmos o lead, é nossa responsabilidade, como profissionais de marketing, ajudar nossos clientes a resolver o problema que os levou a nos fornecer seu e-mail em primeiro lugar.
Não exagere
Depois de ter uma lista de temas de webinar aprovados pela audiência, reduza cada um deles para pelo menos dois tópicos menores; três é melhor. Um dos maiores erros que você pode cometer com um webinar é tentar fazer demais
Por exemplo, “Como Entregar um Webinar Bem-sucedido” é um tópico terrível. Há simplesmente muitos componentes críticos na entrega de um webinar para comunicar eficazmente em uma única sessão. Mais importante ainda, é duvidoso que sua audiência sairia com a clareza e direção para aplicar qualquer coisa que aprendeu.
Por outro lado, “5 Melhores Práticas para Lançamentos de Produtos Virtuais” é um excelente tópico porque é orientado para a ação e limitado em escopo. O título informa sua audiência exatamente o que eles obterão do evento.
2. Criando uma História com Webinars
Sua capacidade de entregar um webinar valioso, autêntico e acionável depende de quão relevante e emocionalmente relacionável sua história é para sua audiência.
Encontrando o formato de webinar certo
Não há uma solução única quando se trata de formatos de webinar. Cada tópico tem seu lugar adequado dentro de uma ampla variedade de estilos de apresentação, painel, conversa e entrevista. O segredo é encontrar o formato certo para o tópico declarado.
O que significa “certo” neste contexto? Isso implica o formato que serve melhor à história e prepara você, seus painelistas e sua audiência para o sucesso.
Aqui estão alguns exemplos de formatos de webinar:
- Apresentador + Slides
- Conversa + Slides
- Conversas informais
- Estilo de notícias
- Entrevista
- Guiado pela audiência
A posição da sua audiência em relação à jornada do comprador muitas vezes é um bom indicador de qual formato é melhor para o tema. Por exemplo, um formato de apresentação com slides ou compartilhamento de tela seria mais útil para instruir os clientes próximos ao final do funil sobre uma operação técnica específica. No entanto, um formato de conversa como uma entrevista ou bate-papo pode servir melhor como um webinar sobre um evento atual ou uma mudança significativa em sua indústria.
Você não precisa parar em um desses formatos. Misture e combine elementos de vários estilos para adaptar perfeitamente seu formato ao seu tópico e audiência. Quanto mais pensamento você colocar no formato, mais fácil será contar uma história cativante.
Contando uma grande história
Cada webinar deve ter uma premissa única e específica. Se você não pode explicar o tema do seu webinar em uma frase, você não será capaz de entregar uma história clara para sua audiência.
Tudo se resume em como você molda a história. Shakespeare não é o primeiro gigante literário que vem à mente quando se pensa em webinars, mas a estrutura narrativa do dramaturgo é instrutiva.
Em uma palavra: Atos. Construa sua história em Atos para guiar a audiência através de suas ideias enquanto os mantém orientados para sua única premissa.
Aqui está um modelo de webinar estruturado com Atos:
Ato 1: Estabeleça o problema
Ato 2: Construa as apostas de resolver e não resolver o problema
Ato 3: Resolva o problema
Contar uma grande história de webinar é como contar uma piada. Elementos críticos devem ser compartilhados em uma sequência específica, com inflexões particulares, no momento exato. Se você errar algum desses elementos, fica estranho.
Quanto tempo deve ser o conteúdo do seu webinar? A resposta depende inteiramente de quanto bom conteúdo você tem. Se você pode abordar e resolver um ponto de dor da audiência em 20 minutos, por que mirar em 60? Não force; todos nós temos vidas. Enchimento é mortal.
3. Criando Ótimos Slides de Webinar
Usar slides, ou não usar. Essa é a… última referência shakespeariana neste artigo. É uma boa pergunta, no entanto. E a resposta se resume ao formato que melhor serve à sua história.
Aqui estão alguns formatos e circunstâncias amigáveis aos slides:
- Webinar apenas em áudio
- Informações complexas
- Conteúdo instrucional
- Quando o tópico depende de pontos de referência visuais
Lembre-se de não confundir seu conjunto de slides com a história. Os slides devem reforçar e melhorar a história, mas não são a atração principal. O protagonista do espetáculo é o apresentador que entrega o conteúdo.
Como criar ótimos slides
Todos nós reconhecemos um slide ruim quando vemos um. E então você só precisa ficar lá olhando para ele. Podemos fazer melhor.
A primeira regra dos ótimos slides: resistir à tentação de cortar caminho no processo, montando um conjunto de slides Frankenstein. Um webinar passado sobre um tópico vagamente relacionado não lhe dá a licença para montar um novo conjunto de slides composto por slides antigos e desconectados. Comece com a história, não com os slides.
A segunda regra dos ótimos slides: um slide em branco é o melhor começo. Use-o para esboçar todo o seu webinar em tópicos. Uma vez que tenha os tópicos definidos, agrupe-os em atos. Uma vez que tenha seus atos definidos, transforme cada tópico em seu próprio slide. Agora você tem o esquema visual para sua história.
A terceira regra dos ótimos slides: faça tudo o que puder para envolver sua audiência nessa história. Sua narrativa deve ser envolvente, relevante e emocionalmente relacionável para sua audiência. Use seus slides para criar pontos de inflexão interativos que mobilizem sua audiência junto com você. Pesquisas e perguntas ao longo do webinar são ótimas maneiras de unir e envolver sua audiência. Não deixe as perguntas e respostas apenas para o final!
Os prós e contras dos ótimos slides
Aqui está uma lista útil para evitar ser aquela pessoa conhecida por slides terríveis.
Firme Não:
- Não exagere no design dos seus slides. Tenha em mente o tamanho da tela de todos.
- Não mostre toneladas de detalhes. (Novamente, tamanho da tela.)
- Não force os olhos a fazerem muito com animações e transições animadas.
- Não exagere no texto. Se o seu tópico for melhor servido em um formato de livro, não faça um webinar.
- Não faça uma apresentação de vendas até ser a hora certa de vender. Sua audiência confia em você, então mantenha assim.
Sim enfático:
- Use imagens para fazer conexões emocionais. Sim, filhotes e gatinhos fofos são vencedores, não importa o contexto.
- Use marcadores para enfatizar pontos principais.
- Use compartilhamento de tela. Adoramos demonstrações em tempo real.
- Use recursos complementares, links, downloads, outros webinars, uma lading page e qualquer outra coisa para adicionar valor. Cerque sua audiência de conteúdo.
- Use vídeo para contar sua história.
4. Usando Vídeo em Webinars
Existem muitas maneiras de usar vídeo em webinars. Ao contrário de um compartilhamento de tela ou slides, o vídeo oferece uma oportunidade multimídia para enriquecer qualquer tópico. Com um único vídeo, você pode transformar formatos tradicionais em experiências digitais dinâmicas. O vídeo permite que o apresentador introduza conceitos ricos que não poderiam ser incluídos de outra forma.
Aqui estão algumas ideias para usar vídeo em seus webinars:
- Entrevistas com convidados especiais
- Você pode conduzir e gravar a entrevista a qualquer momento antes do webinar ao vivo. Configure a entrevista com slides e depois reproduza uma parte dela durante o webinar. Entrevistas permitem que você expanda o formato do apresentador, mas sem o incômodo de coordenar um painel ao vivo inteiro.
- Integrar clipes de vídeo ao longo do webinar
- Considere adicionar um vídeo curto a cada ato da história do seu webinar. Para audiências no topo do funil especialmente, um vídeo elicitará mais uma resposta emocional do que um slide estático.
5. Reutilizando Conteúdo de Webinars
Reutilizar o conteúdo de webinars não requer uma operação elaborada. Para repurpor efetivamente o antigo conteúdo de webinars para uma nova experiência digital, existem alguns métodos que funcionam bem:
- Entregar um novo webinar com o conteúdo existente.
Se você mudar algo aqui, podem ser atualizações menores no texto. Mas, de outra forma, este método é como um passeio na Disneyland: uma delícia, não importa quantas vezes você já o tenha feito.
- Entregar um webinar antigo como um simulive
Um simulive significa que você promove e apresenta um webinar previamente gravado como um evento ao vivo. Apenas certifique-se de verificar se os elementos interativos da audiência, como uma pesquisa datada, não estragarão a ilusão do simulive. - Entregar um novo webinar ou webcast ao vivo com elementos de material antigo
Novamente, não estamos montando um corte do webinar. Estamos começando com a história e, talvez, usando material bom que criamos no passado. - Transformar webinars pré-gravados em conteúdo “sempre disponível”
- Este método é excelente para tópicos perenes. Assim como vídeos em seu site, webinars sempre disponíveis oferecem à sua audiência opções infinitas para autoeducação.
Qualquer que seja o método de reaproveitamento que você escolha, a chave para o sucesso é o marketing. Para qualquer uma dessas opções, você deve começar a promover nos canais de entrada pelo menos duas semanas antes do evento.
6. Usar a Plataforma de Webinar Correta
A plataforma de webinar certa faz toda a diferença para qualquer profissional de marketing digital em busca de uma solução que impacte suas necessidades de negócios. Os profissionais de marketing devem procurar uma solução que:
- Capacite você a personalizar totalmente suas consoles de webinar e experiências digitais
- Integre totalmente com ferramentas de vendas e martech existentes
- Forneça insights acionáveis para marketing e vendas baseados em dados de primeira mão
- Ajude a criar jornadas de compra envolventes e contínuas
Agora, podemos estar um pouco enviesados, mas a capacidade de webinar da Inf Service atende a todos os requisitos. Seus recursos de engajamento, ferramentas de relatórios poderosas e sua capacidade de ajudar os profissionais de marketing a escalar com inteligência artificial são uma oferta convincente para qualquer profissional de marketing orientado para o crescimento — especialmente quando comparado à concorrência.
Resumo
Criar um excelente conteúdo de webinar requer antecipação, um pouco de empatia com sua audiência, uma excelente plataforma de webinar e as ferramentas para contar uma história fantástica.
Aqui estão os principais pontos de nossa discussão:
- Mantenha os objetivos de sua audiência em primeiro lugar. Saiba o que eles querem e crie conteúdo que os ajude a alcançá-los.
- Escolha um formato de webinar que sirva melhor à história.
- Mantenha a narrativa simples. Você é a história, não os slides.
- Use vídeo para melhorar e enriquecer a história.
- Cerque a audiência com conteúdo para que eles possam continuar se educando.
- Incorpore o reaproveitamento de webinars em sua estratégia de marketing.
- Não deixe a história acabar! Continue o webinar com conteúdo sob demanda.