Quase todo profissional de marketing sonha em criar uma campanha que aumente as taxas de conversão e transforme sua marca em um termo diário.
Mas como orientar os clientes em potencial em sua jornada de compra de uma maneira que alimente a curiosidade, satisfaça as necessidades e, crucialmente, convença a empresa a desembolsar seu dinheiro?
Com chamadas para ação convincentes, é claro.
Chamadas para ação – também conhecidos como (Call to Action – CTAs) – são algumas das ferramentas mais úteis no arsenal de um profissional de marketing. Normalmente, os CTAs sempre pedem ao público para fazer uma coisa específica. Por exemplo, “clique aqui para saber mais sobre como a Inf Service faz CTAs” é um call to action muito simples.
Mas a simplicidade de criar e implantar CTAs pode criar um problema complexo e enlouquecedor para os profissionais de marketing. Como você os acompanha? Por que alguns CTAs são bem-sucedidos onde outras falham? Quais CTAs o público prefere e a cor do texto realmente importa?
Para evitar um pouco de estresse, vamos falar sobre o que são os CTAs, por que elas são importantes e como você pode usá-las para melhorar o envolvimento do público e orientar os clientes em potencial.
O que é uma chamada à ação?
Da mesma forma que toda campanha de marketing deve ter um objetivo final, todo ativo que você cria deve inspirar seu público-alvo a realizar uma ação desejada.
Uma chamada para ação é qualquer elemento de design que encoraje uma resposta imediata do espectador.
Como são os CTAs?
Os CTAs geralmente aparecem na forma de um link ou um botão de chamada para ação que contém um link. Você também pode encontrar caixas pop-up e banners contendo CTAs relevantes. Eles podem ser estáticos ou aparecer para o visitante depois que ele estiver em seu site por um período específico.
Onde as chamadas para ação podem ser usadas?
As chamadas para ação podem ser colocadas em qualquer ativo digital, desde páginas da Web, e-mails, anúncios online e perfis de mídia social até e-books, whitepapers e webinars.
Os CTAs podem ser usadas para transformar visitantes em clientes pagantes, direcionando-os para uma Landing Page de vendas ou portal de comércio eletrônico. Mas também são ferramentas úteis para construir sua base de clientes. Ao sinalizar os visitantes para outras áreas do seu site, você pode mantê-los engajados com seu conteúdo e descobrindo mais sobre seus produtos e serviços.
Por exemplo, os clientes em potencial que ainda não estão no “modo de compra” ainda se beneficiarão da interação com sua marca – e quando estiverem prontos para fazer uma compra, sua empresa estará à frente em suas mentes e será mais provável para fechar o negócio.
Seja usado para estimular uma venda direta ou para incentivar as pessoas a explorar seus produtos ou serviços com mais profundidade, os CTAs desempenham um papel vital na aceleração do ciclo de compra e na ajuda aos clientes em potencial a navegar por tudo o que você tem a oferecer.
Como você escreve uma boa chamada para ação?
Comece com seu objetivo final em mente
Para criar um bom call to action, você precisa pensar primeiro no que deseja alcançar com seu conteúdo. Por exemplo:
- você deseja incentivar as pessoas a se inscreverem em sua newsletter ou se registrarem para uma avaliação gratuita?
- Você gostaria que seus leitores fizessem o download do seu white paper mais recente ou de um estudo de caso relevante?
- Você precisa gerar leads qualificados capturando dados?
- Você prefere que eles cliquem diretamente na sua loja online e façam um pedido?
Decida qual ação (ou ações) trará mais valor ao seu negócio e, em seguida, use seus CTAs para direcionar os leitores na direção certa.
Aqui estão alguns exemplos de apelos à ação comuns para você começar:
Inscreva-se
Se o público colocar as mãos em um ingresso para um evento, uma demonstração de produto ou algo totalmente diferente, ‘Inscreva-se’ pode ser usado em uma variedade de cenários.
Assinar
“Assinar” implica que o cliente fornecerá seus detalhes em troca de links regulares para conteúdo valioso de sua organização (pense em postagens de blog, boletins eletrônicos, vídeos e webinars).
Registre-se agora/obtenha acesso
Ambos os CTAs evocam sentimentos de exclusividade ao sugerir que o leitor só pode colocar as mãos em seu conteúdo registrando seu interesse agora. Assim como o “Assinar”, os clientes esperam receber algo especial em troca de seus dados.
Download
É o CTA ideal para incentivar as pessoas a lerem mais do seu conteúdo adicional. Certifique-se de explicar os benefícios de baixar o ativo na mensagem que o acompanha.
Comece o teste gratuito
Os clientes geralmente vão querer experimentar antes de comprar – especialmente se você estiver vendendo um item caro ou uma solução baseada em assinatura. Ao fornecer ao usuário uma visão prática de como as coisas funcionam, as avaliações gratuitas podem aumentar significativamente as vendas.
Saiba mais
Use esta chamada à ação para despertar o interesse do seu leitor e enviá-lo para um conteúdo que agregará ainda mais valor à sua experiência.
Clique aqui
É um CTA mais genérico e potencialmente menos eficaz – mas “clique aqui” funciona bem no contexto de uma mensagem mais longa.
Comprar/Comprar
O objetivo final dos CTAs, ‘Comprar’, é melhor usado posteriormente no funil de conversão, uma vez que o usuário tenha tudo o que precisa para tomar uma decisão informada.
Conheça os desejos e necessidades do seu público
Antes de começar a planejar seus CTAs, pense no que mais beneficiará esses espectadores neste momento de sua jornada.
Ao estruturar seu conteúdo de topo de funil, lembre-se de que seu público estará no estágio de conscientização. É improvável que estejam prontos para comprar; eles precisarão de mais informações para analisar todas as suas opções. Normalmente, eles apreciarão links para recursos adicionais, como artigos de destaque, white papers, tabelas de comparação e demonstrações de produtos.
A parte inferior do funil é onde as conversões acontecem. Os usuários neste estágio decidiram que querem continuar – eles só precisam de um prompt final com uma chamada para ação que os leve a uma página de vendas ou a um formulário “inscreva-se agora”.
Crie uma mensagem atraente
Inclua palavras de ação fortes – como “comprar”, “adquirir”, “pedir”, baixar ou “assinar” – em sua chamada à ação para deixar bem claro o que você deseja que seus leitores façam.
Dependendo do tom de voz existente da sua marca, você também pode experimentar um estilo de escrita mais peculiar que evite mensagens padrão em favor de uma linguagem mais divertida e relacionável. Mantenha as coisas casuais, como a plataforma de comunicação empresarial Slack; foco na simpatia, como Aveia ou Bebidas Inocentes; ou use sua linguagem para motivar seus leitores, como o Mailchimp.
Por fim, certifique-se de descrever sua proposta de valor em suas mensagens, para que o espectador saiba exatamente o que obterá quando der o próximo passo.
Seja persuasivo
A linguagem persuasiva atrai uma resposta mais emocional e ajuda a estabelecer uma conexão mais forte com seu público. Para tornar seus CTAs mais convincentes:
- use pronomes pessoais como “eu”, “você” e “nós” para atrair o leitor para o seu mundo
- Experimente mensagens que instiguem excitação, raiva, tristeza ou até desgosto. Afinal, nossos sentimentos são nossos principais motivadores
- Se você está segmentando públicos profissionais, use terminologia específica do setor para atender a esses públicos
Use seus USPs
pMencione seus pontos de venda exclusivos (Unique Selling Points – USP) em suas chamadas para ação para vender valor. Parece simples, mas muitas marcas muitas vezes esquecem de dizer aos seus clientes potenciais Mencione seus pontos de venda exclusivos (Unique Selling Points – USP) em suas chamadas para ação para vender valor. Parece simples, mas muitas marcas muitas vezes esquecem de dizer aos seus clientes potenciais porque eles são uma opção melhor do que seus concorrentes, nos termos mais claros possíveis.
Trabalhe os números
Inclua preços, descontos e métricas positivas em suas mensagens sempre que puder. Os números adicionarão peso às suas reivindicações e tangibilidade à sua oferta.
Faça uma promessa
Diga aos seus leitores o que eles receberão se seguirem seu CTA.
E não queremos dizer apenas o que eles receberão literalmente depois de clicar no seu link. Enquadre os benefícios de seu produto ou serviço no contexto da vida cotidiana das pessoas. Explique como sua oferta resolverá seus problemas ou os ajudará a superar seus desafios.
Dê Fear of Missing Out (FOMO) – Medo de Perder aos seus leitores
Um bom CTA geralmente depende de um senso de urgência. Seus leitores não vão querer perder um grande negócio ou uma oportunidade rara – então, se sua oferta for limitada no tempo, use isso a seu favor. CTAs sensíveis ao tempo darão aos seus clientes em potencial o medo de perder e os convencerão de que a hora de se envolverem com sua marca é agora.
Onde devem ser colocadas as chamadas à ação?
Tecnicamente, as chamadas para ação podem ser colocadas em qualquer lugar dentro de sua página da web, e-mail ou outro ativo, mas a melhor prática é adicionar pelo menos um botão de CTA “acima da dobra” para que os usuários não precisem rolar para baixo para descobrir o que estão procurando.
Se você produziu um conteúdo particularmente longo, esteja preparado para repetir o mesma CTA no início, no meio e no final do conteúdo.
O uso de cores brilhantes garantirá que seus CTAs se destaquem do restante de seus recursos visuais. Os tons que você usa dependerão do tipo de emoção que você está tentando acender. Por exemplo, cores confiantes e de alta energia, como vermelho e laranja, são melhores para criar urgência, enquanto azuis, amarelos e verdes mais suaves são melhores quando usados com mensagens mais amigáveis.
Você também pode melhorar as conversões usando as cores da sua marca em seus botões de call to action. Isso ajuda a incentivar o recall da marca.
Certifique-se de que há muito espaço em branco ao redor de qualquer caixa ou botão de call-to-action também. Um design limpo fará com que qualquer CTA se destaque.
E os CTAs em eventos digitais e webinars?
Portanto, sabemos agora o que são CTAs e como criar mensagens eficazes que geram conversões em sites estáticos. Mas que tal ter CTAs em ambientes dinâmicos como webinars e eventos virtuais?
CTAs nesses ambientes às vezes podem exigir um pouco mais de reflexão, dependendo do objetivo do seu evento. Na Inf Service, pensamos muito na apresentação do CTA, então aqui estão algumas opções para você considerar.
Decida quando você quer que seu CTA apareça
Nossa ferramenta de CTA integrada, por exemplo, permite que os anfitriões decidam se uma janela de CTA estará disponível ao longo de um evento ou no final. Este é um recurso útil para quando você deseja direcionar a atenção do participante.
Por exemplo, se você estiver realizando um curso educacional, ter CTAs na frente e presentes pode ser uma distração.
Da mesma forma, se você quiser chamar a atenção para seus CTAs – se, por exemplo, levar os participantes a salas de reunião ou conversar com vendas -, convém que suas chamadas para ação apareçam em um horário específico.
Faça seus CTAs Pop Up
Na nossa plataforma, você pode criar um banner de chamada para ação em “Pop Up”. Para criar isso, você precisará selecionar a ferramenta “Take Action” no Gerenciador de Ferramentas, que pode ser encontrada na barra Console Builder.
Em “Configuração”, clique em “Mostrar automaticamente no final do webcast”. Uma vez selecionado, carregue sua imagem e insira seu texto CTA.
CTAs incorporados e ocultos
As caixas personalizáveis também permitem que os profissionais de marketing flexibilizem sua criatividade em torno dos CTAs incorporados. Imagens e botões transparentes podem fornecer algumas opções divertidas para CTAs.
Por exemplo, se você estiver realizando uma caça ao tesouro em um evento virtual, poderá “ocultar” imagens nas caixas dos eventos que vincularão os participantes a um sorteio ou oferta oculta. Apenas certifique-se de comunicar que você tem essa atividade em andamento.
Da mesma forma, você pode usar partes da própria imagem de plano de fundo do console como um CTA. Digamos que seus designers coloquem um calendário, um troféu e um botão “clique em mim” no plano de fundo de um evento. Imagens transparentes podem transformar esses elementos em botões de CTA que se conectam a uma agenda de reuniões, uma vitrine de prêmios e uma biblioteca de conteúdo adicional.
Na imagem acima, usamos uma variedade de CTAs “ocultos” que os visitantes podem usar para agir durante uma experiência pós-evento para nosso Webinars That Rocked 2020.
Independentemente de como você aborda os CTAs, lembre-se de se divertir, medir e ajustar conforme necessário. Boa sorte!