Desde a introdução de ferramentas de IA generativa, como o ChatGPT, a inteligência artificial tem estado na ponta da língua de quase todos no cenário do marketing. Isso inclui a alta direção, onde os CEOs estão procurando maneiras de usar a IA para conduzir iniciativas de marketing B2B mais eficientes.
O Estado da IA no Marketing B2B em 2024
De fato, de acordo com uma pesquisa da BCG, aproximadamente 9 em cada 10 executivos classificam a IA e a IA generativa entre suas três principais prioridades para 2024. Além disso, novos dados do relatório “The State of AI In B2B Marketing 2024” descobriram que 72% dos profissionais de marketing B2B dizem que seus executivos estão perguntando como eles usarão a IA.
Há uma boa razão para os executivos estarem preocupados; a jornada de compra B2B é mais complexa, com mais tomadores de decisão e mais informações para digerir do que nunca. A IA tem o poder de ajudar os profissionais de marketing a navegar por essas complexidades automatizando tarefas manuais e liberando tempo e recursos para focar em iniciativas estratégicas. Sem mencionar que ela pode fornecer insights profundos sobre os públicos-alvo, permitindo campanhas de marketing mais eficazes.
O crescimento da IA é uma oportunidade para os profissionais de marketing B2B. Uma oportunidade de mudar a forma como eles engajam os públicos e como trabalham com a organização em geral.
Mas tudo começa com saber como e por que trabalhar com IA — não simplesmente usar a IA. Continue lendo para saber mais.
Antes de tudo, saiba o que você precisa e por que você precisa disso
Antes de adotar qualquer ferramenta de IA, é crucial definir claramente seus objetivos e entender como a IA pode ajudá-lo a alcançá-los. Esses objetivos ajudarão a guiá-lo para as ferramentas e processos de IA que se alinham com seus objetivos e podem ser integrados efetivamente em suas operações.
Aqui estão três perguntas a serem feitas enquanto você explora como a IA se encaixa em seu marketing:
Quais objetivos você tem para a IA em seus esforços de marketing B2B?
Comece delineando seus objetivos específicos. Você está procurando melhorar a eficiência operacional, aprimorar seus esforços de geração de demanda, impulsionar as vendas ou obter insights mais profundos a partir dos dados?
Embora objetivos claros guiem sua estratégia de IA e ajudem a medir o sucesso, você também precisa garantir que esses objetivos estejam alinhados com os objetivos gerais de negócios de sua organização.
Agora é o momento ideal para mudar o foco da quantidade (ou seja, alta participação ou número de leads) e se concentrar na qualidade. Redefinir objetivos é apenas o primeiro passo para mudar a forma como você engaja.
Quais processos você já tem em vigor?
Entender seus fluxos de trabalho e sistemas existentes é essencial para determinar como a IA pode aprimorar ou automatizar tarefas, levando a uma maior eficiência e eficácia.
Onde a IA pode escalar processos existentes?
Identifique processos específicos que poderiam se beneficiar da implementação de IA. Seu programa de webinars se beneficiaria de uma melhor segmentação e personalização? Sua criação de conteúdo poderia usar um impulso? Estas são apenas algumas áreas onde a IA pode ajudar.
Claro, os profissionais de marketing não trabalham isoladamente — a colaboração é essencial. Obtenha contribuições de várias equipes e departamentos. Esteja preparado com perguntas para orientar as discussões e trabalhe em conjunto para garantir uma compreensão abrangente das necessidades e prioridades que refletem os objetivos coletivos da organização.
Essa abordagem colaborativa garante que as iniciativas de IA sejam bem suportadas e alinhadas com os objetivos gerais de negócios, levando a resultados mais bem-sucedidos.
Defina seus objetivos de curto e longo prazo para a IA
Às vezes, é útil enquadrar os objetivos a partir de uma perspectiva de curto vs longo prazo. Este quadro mental pode ser particularmente útil enquanto os profissionais de marketing B2B descobrem como, exatamente, encaixar a IA em seus processos.
Ferramentas de IA podem ser usadas para superar desafios de curto prazo, como geração de leads, criação de conteúdo e gerenciamento de dados. Ferramentas alimentadas por IA podem ajudar a automatizar a pontuação de leads e personalizar a abordagem para melhorar as taxas de conversão. Elas também podem ajudar no gerenciamento de dados, simplificando o processamento, limpeza e integração de dados, fornecendo insights precisos e acionáveis sem a carga de trabalho manual.
Criar conteúdo envolvente e relevante de forma consistente pode ser cansativo. No entanto, a IA generativa pode reduzir o tempo e a energia gastos na criação de conteúdo. De fato, o relatório “The State of AI In B2B Marketing 2024” mostra que os profissionais de marketing B2B já usam a IA para desenvolver conteúdo promocional, como landing pages e cópias de email (63%) e para desenvolvimento de conteúdo de forma mais longa, como e-books e blogs (49%).
Implementar ferramentas de IA para resolver desafios de curto prazo pode proporcionar vitórias rápidas e alívio operacional, permitindo que os profissionais de marketing tenham tempo para abordar questões fundamentais.
Quando questionados sobre identificar seus maiores desafios hoje, os profissionais de marketing B2B pesquisados citaram várias questões fundamentais, como tecnologia de marketing mal integrada, falta de orçamento ou recursos, ausência de uma estratégia de marketing eficaz e decisões tomadas com base em suposições.
Infelizmente, essas questões fundamentais correm o risco de limitar severamente o pleno potencial da IA. Por exemplo, uma integração ruim entre diferentes plataformas significa que se formam silos de dados e o fluxo de informações entre departamentos é dificultado, prejudicando esforços em marketing personalizado e habilitação de vendas.
Além disso, dados de alta qualidade são a espinha dorsal da IA eficaz. Dados inconsistentes, incompletos ou imprecisos podem levar a um desempenho ruim da IA e a uma tomada de decisão equivocada.
É por isso que os profissionais de marketing devem considerar corrigir questões fundamentais com soluções ou plataformas que aproveitem a IA e a integrem em toda a pilha tecnológica da organização. Use a empolgação e o orçamento da IA para resolver essas questões que podem não ter sido priorizadas anteriormente. Destaque os benefícios de longo prazo da IA, como maior eficiência, melhores insights sobre clientes e vantagem competitiva, para obter o apoio das partes interessadas.
Reveja suas opções de IA
Os profissionais de marketing B2B têm acesso a uma riqueza de ferramentas de IA. E, enquanto soluções como ChatGPT, Copilot, Firefly da Adobe e Midjourney oferecem a quase todos a capacidade de gerar texto, aprimorar tarefas de design ou gerar conteúdo visual, os profissionais de marketing são mais bem servidos ao explorar soluções de IA mais robustas se quiserem a melhor vantagem para aprimorar seus processos e mudar a forma como engajam com clientes e clientes em potencial.
Uma solução como a plataforma de webinars alimentado por IA da InfService, que já está integrado à Plataforma de Engajamento Inteligente, fornece aos profissionais de marketing B2B as ferramentas para aproveitar ao máximo os 53 minutos médios de conteúdo gerado durante um evento virtual ou webinar.
A inteligência artificial não é apenas uma tendência passageira – é uma ferramenta poderosa que pode transformar a maneira como sua empresa opera e se engaja com seus clientes. Na InfService, estamos dedicados a ajudar as empresas B2B a aproveitar ao máximo a IA para alcançar seus objetivos estratégicos e impulsionar o crescimento.
Não perca essa oportunidade de transformar suas estratégias de marketing B2B e aumentar a receita da sua empresa.
Fale com nossos especialistas em IA agora e comece sua jornada rumo a um futuro mais eficiente e lucrativo!
Estamos ansiosos para trabalhar com você e ajudar sua empresa a alcançar novos patamares com o poder da IA.