Para os profissionais de marketing, a capacidade de adaptação se tornou um desafio previsível, mas ironicamente constante, nos mantendo sempre alertas em antecipação ao inesperado. O próximo ano não será diferente, com os desafios familiares de orçamentos apertados e equipes ainda mais enxutas, mas com a introdução bem-vinda de inovações tecnológicas empolgantes que prometem nos ajudar a trabalhar com mais rapidez e proporcionar melhores experiências aos clientes.
Uma coisa em que todos podemos concordar, pelo menos 89% dos profissionais de marketing, de acordo com pesquisas, é que as experiências digitais se tornaram a nossa arma secreta para gerar leads. Elas são a constante que fornece crescimento de receita previsível, independentemente do que está acontecendo no mundo.
Agora, vamos mergulhar nas principais conclusões do IDC MarketScape: Worldwide Virtual Events Applications 2023–2024 Vendor Assessment, que revelou cinco tendências-chave de experiências digitais e eventos que não apenas definiram 2023, mas continuarão moldando nossas estratégias no próximo ano.
1. Engajamento Digital: Redefinindo a Interação do Participante
Com as expectativas dos participantes em constante crescimento, os dias de experiências passivas se foram. O público de hoje espera estar envolvido, informado e engajado mesmo após o evento terminar. De acordo com a IDC, cada vez mais organizações estão conectando suas métricas de engajamento a sistemas de marketing e CRM. Com as equipes de marketing agora também sendo responsabilizadas por números de pipeline, conectar seu CRM ou MAP ao seu software de webinar é fundamental.
Existem duas maneiras diferentes de medir o sucesso do seu engajamento digital:
- Pontuação de engajamento com base na participação, engajamento e uso de recursos do webinar.
- Participantes e participantes qualificados. Quantas pessoas assistiram ao seu webinar? Quantos deles eram qualificados e se encaixavam no seu perfil de cliente ideal?
2. Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina (ML): Personalização Simplificada
A IA Generativa (Gen AI) e o aprendizado de máquina estão revolucionando as plataformas de engajamento digital, permitindo a rápida inovação de produtos. O engajamento em tempo real, experiências e conteúdo personalizados estão se tornando boas práticas padrão. À medida que a adoção da Gen AI continua a crescer, os profissionais de marketing também usarão a tecnologia para gerar outras formas de conteúdo personalizado, como vídeos e páginas de nurturing.
A GenAI não está substituindo os profissionais de marketing, mas nos ajudando a trabalhar com mais rapidez e eficiência.
3. Eventos não são mais Táticas Isoladas
O relatório da IDC observa que as empresas estão adotando uma série de eventos virtuais, muitas vezes complementados por encontros presenciais, apoiados por comunidades online e conteúdo sob demanda. Essa nova abordagem incentiva o engajamento sempre ativo antes, durante e depois das experiências digitais. Os profissionais de marketing só precisam criar um conteúdo, a experiência digital em si, e a tecnologia pode ajudar a automatizar lembretes de e-mail antes e acompanhamentos depois, com conteúdo gerado por IA.
De acordo com o recente Relatório de Benchmarks de Webinars, mais de um terço de toda a participação em webinars foi sob demanda, enfatizando a importância de uma estratégia verdadeiramente integrada.
4. Marcas querem fãs: Promovendo o Engajamento de Longo Prazo
As marcas estão mudando seu foco de clientes para fãs. A integração de comunidades, como a comunidade InfService Webinerd, ajuda as empresas a estabelecer um engajamento de longo prazo que se estende além de eventos individuais. Com a comunicação unidirecional, você corre o risco de alienar seu público-chave, por isso é tão importante criar um diálogo e fomentar um senso de comunidade.
As comunidades fornecem uma maneira orgânica para os clientes se conectarem com seus pares, construirem seu conhecimento compartilhando dicas, truques e melhores práticas, criarem redes e celebrarem seus sucessos.
5. Dados: Alavancando uma Vantagem Competitiva
Com a aceleração da remoção de cookies de rastreamento de navegadores no marketing empresarial, os eventos virtuais estão se tornando cada vez mais importantes como fonte de dados de primeira parte. Os dados de primeira parte, coletados diretamente dos consumidores de webinars, eventos e comunidades, tornam-se cruciais para identificar o comportamento do público, seu caminho para a compra e as melhores maneiras de alcançá-lo – tornando-se uma valiosa vantagem competitiva.