Quando se trata de webinars e eventos virtuais, os profissionais de marketing estão constantemente desafiando a si mesmos para otimizar como eles envolvem o público e impulsionam o crescimento. E esse é um desafio importante a ser enfrentado — especialmente quando estão sendo solicitados a entregar mais resultados com menos recursos.
Mas quais são os indicadores de uma experiência virtual bem-sucedida? Que métricas você deve acompanhar para poder otimizar seus programas tanto para escala quanto para conversão?
Felizmente, temos algumas respostas para você. Confira nossas cinco métricas de sucesso de webinars abaixo para ajudá-lo a entender o desempenho do seu evento digital e como você pode usá-las para expandir suas experiências.
1. Conversão de inscrito para participante
Um webinar bem-sucedido terá uma taxa de conversão saudável de inscrito para participante (o número de inscritos dividido pelo número de participantes) — geralmente em torno de 33% para um evento ao vivo, de acordo com nosso relatório de referência.
Mas cuidado: você deve julgar o sucesso da sua taxa de conversão com base no propósito do seu evento.
Por exemplo, eventos em pequena escala, como um fórum ou workshop, podem precisar ter uma taxa de conversão mais alta para serem considerados um sucesso. Da mesma forma, se você estiver produzindo uma série sob demanda, como um curso de treinamento virtual, então você vai querer monitorar sua taxa de conversão ao longo do tempo, já que muitas das suas conversões serão do tráfego sob demanda.
Dominar sua taxa de conversão de inscrito para participante é importante. Saber quantos participantes você provavelmente terá em um evento (e, portanto, leads qualificados) é essencial para construir um pipeline previsível para sua equipe de vendas. Também pode ajudá-lo a alocar recursos e pessoal para ajudar a impulsionar o engajamento durante o seu evento.
2. Taxa de engajamento do participante
O engajamento é uma das métricas mais críticas para avaliar o sucesso de qualquer evento digital. Uma alta taxa de engajamento significa que seu público está animado com seu conteúdo, confia na sua opinião e está interessado no que sua marca tem a oferecer.
Uma taxa de engajamento também é uma métrica importante para entender o quanto sua mensagem ressoa com o público e sinaliza o quão confiavelmente você pode transformar os participantes engajados em leads qualificados.
Embora uma alta taxa de engajamento seja sempre desejável, lembre-se de que nem todo engajamento é criado igual. Enquetes e pesquisas são ótimas ferramentas de engajamento, mas fornecem insights diferentes quando comparados, por exemplo, a um chat de perguntas e respostas ou a uma conversa de vídeo para vídeo. Por isso, é importante ter uma boa mistura de ferramentas de engajamento e uma estratégia geral de engajamento para orientar seu programa de webinar.
A importância do engajamento em webinars e eventos digitais não pode ser subestimada. Os dados de engajamento podem fornecer a você uma visão macro de alto nível do seu público e segmentos e insights de dados de primeira parte sobre uma conta específica. Possibilitando que tanto suas equipes de vendas quanto de marketing personalizem o alcance, adaptem as interações a uma conta e muito mais.
3. Taxa de conversão de participante para lead qualificado em vendas
Então, passamos pela taxa de conversão de inscrito para participante e métricas de engajamento e por que essas duas são importantes. Agora, vamos construir sobre essas duas métricas com a taxa de participante para SQL.
Esta métrica é relativamente simples — tudo o que faz é medir quantos participantes se envolveram com seu conteúdo — mas é crucial para entender como as duas primeiras métricas interagem e quão eficazes são seus webinars e experiências digitais em acelerar a jornada do comprador.
No entanto, esta métrica exigirá um pouco de trabalho da sua parte. Você precisará sentar com sua equipe de vendas e negociar e definir critérios para MQLs e SQLs para todas as atividades de marketing. Muitas vezes, isso envolverá uma combinação da indústria de uma conta e relacionamento com sua marca e dados de engajamento.
Mas uma vez feito, você estará em uma posição melhor para prever o pipeline e medir a eficiência dos seus programas de topo e fundo de funil, como demonstrações de webinar, hubs de conteúdo e muito mais.
4. Taxa de abandono de engajamento
E então há a taxa de abandono de engajamento a ser considerada. Esta é uma métrica importante que ajuda você a entender quanto tempo e quão engajado seu público está — e onde e quando eles param especificamente de se engajar.
A taxa de abandono de engajamento é uma métrica útil que pode ilustrar uma discrepância entre o tema do seu evento e as expectativas do público. Também pode fornecer insights sobre onde dentro dos seus eventos você precisa fazer um esforço para manter o público engajado e por quanto tempo seus eventos devem durar no geral.
5. Taxa de cliques
Finalmente, há a sua taxa de cliques no CTA. Esta métrica simples estima com que frequência os participantes clicarão em uma oferta.
Uma taxa de cliques é uma métrica importante porque ajuda você a entender melhor seus clientes. Ela lhe dirá quais ofertas funcionam, quais tópicos ressoam com o público e até mesmo pode ajudá-lo a prever o pipeline.
Essa taxa também é uma ótima maneira de medir seu orçamento e sua eficácia em converter públicos e destacar quaisquer táticas econômicas para o seu programa, como uma campanha publicitária paga particularmente eficaz ou tópico.
Calcular uma taxa de cliques é simples: basta dividir o número de cliques em uma oferta ou ponto de conversão — como uma ferramenta de agendamento de reuniões ou link de recurso — pelo número de visualizações que essa oferta teve. Para webinars, isso significa dividir quantos participantes clicaram em um prompt de CTA em relação ao número total de participantes do seu webinar.