A conscientização da marca é vital, a construção de relacionamentos é uma obrigação e educar seus clientes certamente ajudará a impulsionar a adoção de seus produtos e serviços. Mas, no final do dia, muitos de nós realizam webinars porque queremos impulsionar as vendas.
Desde sessões de liderança de pensamento no topo do funil até webinars de posicionamento no meio do funil e demonstrações de produtos no fundo do funil, os webinars vêm em todas as formas e tamanhos. Mas, não importa como você use os webinars para ir ao mercado, as experiências mais eficazes têm alguns elementos-chave em comum.
Leia para aprender como criar webinars que vendem.
1. Transmita uma mensagem clara
Uma mensagem clara ajudará a capturar a atenção do seu público e mantê-lo envolvido durante todo o webinar. Quando os participantes entendem o propósito e o foco do webinar, é mais provável que participem ativamente, façam perguntas e permaneçam envolvidos. Definir e refinar sua mensagem garantirá um evento impactante e bem-sucedido.
Embora o objetivo final seja criar webinars que vendam, as audiências participam porque desejam se educar, resolver um problema e aprender algo. Ao fornecer conteúdo valioso que educa, inspira e capacita seu público, você aumentará mais eficazmente a conscientização da marca, a fidelidade e as oportunidades de vendas.
2. Mantenha seu público envolvido
Qualificar efetivamente seus leads começa aprendendo mais sobre eles. Conteúdo protegido por cadastro e preenchimento de formulários podem revelar detalhes sobre como contatá-los, a indústria em que trabalham e seu papel dentro da organização. Mas nutrir prospects ao longo da jornada de compra requer entender seus pontos de dor, necessidades e preferências únicas.
Os melhores webinars de vendas e marketing oferecem oportunidades únicas para os profissionais de marketing capturarem esses detalhes. Ao envolver ativamente os participantes por meio de enquetes, perguntas e respostas, chat ao vivo, discussões bidirecionais, pesquisas e links para recursos adicionais, você poderá entender melhor quem são e os problemas que estão procurando resolver. Uma visão completa de cada participante ajudará você a guiá-los em direção a uma decisão de compra.
3. Estabeleça gatilhos de vendas para identificar a intenção
Se alguém participa do seu webinar, isso o torna um lead pronto para vendas? E se eles baixarem dez whitepapers? Há uma enorme diferença entre interesse e intenção, e inserir gatilhos de vendas em seus webinars facilitará muito identificar essa diferença.
Os gatilhos de vendas podem se apresentar na forma de chamadas para ação (CTAs), incluindo links para páginas de produtos, páginas de preços, testes gratuitos, configurações de agendamentos, demonstrações e até mesmo códigos QR para promoções de produtos e oportunidades de compra. Isso ajudará você a identificar os participantes do webinar prontos para avançar para a próxima etapa em sua jornada de compra.
Você também pode configurar enquetes para acionar follow-ups por e-mail com base nas respostas únicas de sua audiência. Enquanto isso, suas equipes de vendas podem usar todos os dados de engajamento gerados durante o webinar para moldar a conversa em torno desse indivíduo único.
4. Envolva antes e depois do webinar
Agora que estabelecemos a importância de envolver seu público em webinars, vamos falar sobre o pré e pós-evento. Quanto mais cedo você envolver os participantes antes do evento ao vivo, mais provável será que eles compareçam. Também lhe dá a chance de estabelecer um relacionamento e construir um pouco de credibilidade antes do webinar.
Uma estratégia de envolvimento pré-webinar pode incluir páginas de confirmação incorporadas com pesquisas sobre os tópicos que os inscritos têm mais interesse em aprender, links para recursos auxiliares ou mala direta que entusiasme as pessoas sobre a experiência.
Quanto ao acompanhamento, a maioria dos profissionais de marketing envia um e-mail de “obrigado por participar!” com um link para a gravação ou versão sob demanda (se você não está fazendo isso, comece), o que é uma ótima maneira de permanecer na mente do público. No entanto, com toda a concorrência, não custa ter uma vantagem.
Talvez seu e-mail de acompanhamento inclua um link para uma página de destino personalizada com recursos relevantes com base no conteúdo com o qual se envolveram durante o webinar. Essas páginas direcionadas também podem incluir vídeos de demonstração, convites para webinars e eventos futuros e chamadas para agendar reuniões. Você até pode integrar vídeos curtos de representantes de vendas se apresentando e oferecendo ajuda.
5. Coloque os dados de engajamento nas mãos de vendas
Isso é tudo; seu webinar acabou e seu trabalho está feito, certo? Errado. Agora é a hora. De acordo com a Forrester, você tem 24 horas para fazer follow-up se quiser ser o mais eficaz possível. E não é apenas qualquer follow-up. É um follow-up personalizado. Mas como você pode fazer tudo isso em apenas 24 horas?
Integrar seus dados de engajamento digital em seus fluxos de trabalho CRM e MAP permite que você coloque os participantes em trilhas de nutrição automatizadas com base nos dados coletados durante o webinar. Você também pode simplificar esses dados de primeira parte coletados de seus webinars diretamente nas mãos de suas equipes de vendas para acionar ações e ajudá-los a iniciar apresentações mais calorosas, aumentando as chances de fechar um negócio.
Você também pode querer conferir essas dicas de vendas virtuais para mais truques sobre como tirar o máximo proveito de seus webinars de vendas e marketing.