Muitas empresas tiveram que encontrar novas maneiras de impulsionar o engajamento do cliente. Muitas vezes, especialmente nos últimos anos, elas recorreram aos canais digitais para fazê-lo. Uma ótima opção para impulsionar o engajamento do cliente é realizando webinars.
Um webinar pode ajudar a conectar os clientes à sua empresa e uns aos outros. Também pode oferecer ótimas oportunidades para expandir seu marketing. Vamos explorar porque os webinars são tão eficazes em envolver o público e construir relacionamentos.
1. Aproveite o poder do vídeo
Uma razão pela qual os webinars são tão poderosos é que eles permitem que você abra um canal bidirecional com seu público. Muitas vezes, isso é feito por meio do vídeo. Por exemplo, durante uma apresentação ao vivo, um apresentador pode usar o vídeo para pedir aos participantes que respondam a uma enquete, respondam a perguntas e muito mais.
O vídeo ajuda a envolver seu público e faz com que eles se sintam parte de uma conversa. Ao capacitar seu público a engajar ativamente com sua mensagem, você pode coletar dados valiosos sobre quem é seu público, no que eles estão interessados e fornecer à sua equipe de vendas insights importantes.
2. Crie oportunidades para discussões
O marketing digital hoje – especialmente o marketing B2B – depende de criar e nutrir relacionamentos com o público. Os webinars ajudam oferecendo oportunidades de discussão e envolvimento do cliente.
Como parte de um webinar, você pode configurar espaços de bate-papo e salas de discussão onde os participantes podem conversar, trocar ideias e discutir o tópico em questão. Criar essas oportunidades pode transformar a maneira como os clientes em potencial e os compradores pensam sobre sua marca.
3. Promova o networking
Webinars são ótimos meios para criar networking virtual. Os webinars, de fato, fornecem às organizações a capacidade de nutrir uma comunidade profissional. Os participantes devem aproveitar essa comunidade e participar de redes de networking durante o evento.
Para ajudar a construir essas conexões, use seus webinars ou conferências virtuais para criar eventos especiais de networking. Dê aos participantes a oportunidade de fazer um encontro virtual, trocar informações de contato e explorar oportunidades profissionais por meio de ferramentas como Breakouts rooms (salas de reunião por vídeo). Isso não apenas atrairá mais participantes, mas também tornará sua empresa um valioso centro de conexões do setor.
4. Forneça um conteúdo valioso
Os webinars fornecem aos participantes um conteúdo valioso. E conteúdo valioso é importante: os clientes não estão procurando empresas que vendem produtos, estão procurando parceiros que lhes forneçam conteúdo importante e valioso.
Ao criar um webinar, compartilhe seus conhecimentos e conselhos do setor em que atua. Dê aos clientes dicas, conselhos profissionais e informações do setor. Não oculte nada! Esse tipo de conteúdo valioso melhora a reputação da marca, traz novos clientes ansiosos para aprender e promove uma comunidade colaborativa construída em torno de sua marca.
5. Estabeleça-se como um especialista
Então seus clientes terão um conteúdo fantástico. Excelente! Agora use seus webinars para se estabelecer como um especialista em seu campo. Afinal, os clientes querem saber que as empresas com as quais estão trabalhando são experientes e bem-informadas.
Um webinar deve oferecer a oportunidade de mostrar sua experiência no setor e ajudá-lo a levar as conversas adiante – tanto em negócios quanto na liderança de pensamento do setor. Quando os clientes precisarem de um produto ou serviço que você vende, eles pensarão no seu webinar e no que você falou.
Use o engajamento para crescer e refinar o seu banco de dados
Claro, uma das chaves para um marketing forte é ter uma boa lista de contatos. Esteja você enviando e-mails ou fazendo postagens em redes sociais, você precisa de um público forte para enviar.
Um webinar é uma ótima maneira de adicionar mais pessoas à sua lista de contatos e começar a apresentar os incríveis benefícios que sua marca tem a oferecer.
Mais importante, os webinars oferecem a oportunidade de adicionar profissionais mais relevantes ao seu banco de dados. Com a configuração certa, você pode usar os webinars para medir o envolvimento e a intenção do público, automatizar o alcance de vendas ou nutrir um cliente em potencial na jornada de compras.
Use webinars para impulsionar o engajamento do cliente
Os webinars são uma maneira fantástica de atrair novos clientes e fazer com que seus clientes atuais se envolvam mais com sua marca. Tudo, desde o formato do vídeo até as oportunidades de interação social e profissional, são ótimas maneiras de impulsionar o engajamento do cliente. Seus clientes vão se sentir melhores do que nunca em relação à sua marca e você terá clientes e clientes em potencial mais fiéis.