Poucas coisas são tão gratificantes quanto ver uma casa cheia, ingressos esgotados, críticas entusiasmadas, sessões de palestras excepcionais e engajamentos nas alturas quando se trabalha com eventos.
Mas e se você quiser mais? Como você pode escalar eventos para que eles impactem mais públicos em mais lugares sem o trabalho extra?
Eventos híbridos capacitam você a fazer exatamente isso. Com uma abordagem que prioriza o digital, seu público é — perdoe o trocadilho — virtualmente ilimitado, assim como seu engajamento com os participantes. Isso porque eventos híbridos expandem o número de assentos disponíveis para você e seu público, ao mesmo tempo que fornecem experiências sob demanda — seja durante o evento ao vivo ou no tempo do próprio participante após o término do evento ao vivo.
Eventos híbridos capacitam você a compartilhar mais conteúdo, gerar mais engajamento e combinar o melhor dos mundos físico e virtual. Aqui estão quatro exemplos de como a incorporação de eventos híbridos em sua estratégia de eventos pode ajudar a gerar ainda mais engajamento.
1) Estendendo o Alcance do Seu Evento

Já sentiu que mais pessoas teriam participado de um evento presencial se fosse mais fácil de chegar? E se você tivesse mais espaço no seu local físico?
A Thomson Reuters se fez essas perguntas durante sua cúpula anual “Risk and Compliance Summit” em Londres, que regularmente atraía 600 delegados do setor de nível C.
No entanto, a empresa queria atrair um público maior e expandir seu alcance para além do Reino Unido.
Normalmente, isso significaria organizar encontros caros em outros locais ou levar a cúpula para os participantes online. Mas a Thomson Reuters adicionou um componente virtual à sua cúpula de Londres.
A Thomson Reuters criou um evento híbrido que levou sua cúpula física para a Europa continental. Os participantes digitais vivenciaram a mesma aparência, sensação e conteúdo da cúpula física, mas sem a necessidade de viajar.
Apresentando tudo, desde chats de Q&A com especialistas até sessões de breakout para discussão ao vivo, o evento viu:
- Um número maior de contatos de nível C que não podiam dispor de tempo para viajar para um local físico.
- Uma transferência perfeita da estética dos eventos físicos para os online.
- Uma taxa de satisfação de 90% dos participantes.
Algo para Pensar: Realize um painel de discussão
Um painel de discussão é simplesmente uma discussão entre cerca de três especialistas no assunto, moderada por um apresentador.
Como fazer: Encontre alguns contatos favoritos que sejam confiáveis, experientes e ótimos em comunicação. Eles podem ser clientes da empresa ou especialistas do setor. O apresentador, embora moderando, também deve ser bem versado para poder guiar a discussão e pensar em diferentes ângulos de improviso.
A discussão será mais animada e poderá render insights mais interessantes, incluindo a oferta de várias abordagens diferentes para um único problema, se os painelistas tiverem opiniões divergentes. Um painel diversificado contribui para uma conversa maior e proporciona um apelo mais amplo ao seu público.
Antes de ir ao ar, crie uma lista de tópicos de discussão para manter as coisas em movimento e nos trilhos. Informe os painelistas com antecedência para que eles possam se preparar.
2) Realizando um Workshop

Eventos presenciais proporcionam forte engajamento e oportunidades de construção de relacionamento.
Essas mesmas oportunidades, no entanto, são mais desafiadoras com eventos virtuais e híbridos. Manter os participantes engajados exige esforço para manter ou, em alguns casos, recuperar a atenção.
Reconecte o público virtual com ativos ou atividades tangíveis. Pode ser uma aula de culinária, um quebra-cabeça, praticamente qualquer coisa que exija movimento consciente por parte de seus espectadores — em tempo real.
Por exemplo, um evento híbrido incorporando um elemento tátil, que manteve o público focado durante todo o evento. Os participantes do “The Predictable Pipeline Workshop” receberam uma apostila, que poderia ser baixada ou impressa, para que os participantes pudessem preencher as planilhas à medida que o evento progredia.
Ao pedir aos participantes que completassem as atividades no livro, vimos um aumento nas interações e respostas mais engajadas do público.
Algo para Pensar: Faça uma recapitulação / revisita de conteúdo
O que é: Um novo olhar sobre um assunto antigo que pode ter se tornado relevante com eventos recentes, como uma mudança na legislação.
Como fazer: Reúna todo o material do webinar antigo, incluindo slides, dados do público e criativos de anúncios. Atualize tudo o que estiver desatualizado.
Você já tem uma vantagem na promoção aqui – segmente todos aqueles que assistiram ao webinar da última vez e atualize o criativo de anúncio que funcionou melhor se decidir seguir o caminho do social pago.
3) Exibindo um Ativo Físico

Você também pode usar ativos físicos — como um e-book para download — para atrair as pessoas a concluírem seu webinar ou evento híbrido.
Certificados são uma maneira simples de conseguir isso. Premie os participantes virtuais com certificados imprimíveis pela conclusão de treinamentos e cursos para motivá-los a permanecerem engajados com seu conteúdo.
Aulas híbridas também são uma maneira inteligente de economizar nos custos de treinamento presencial.
Para fazer isso, você poderia criar webinars com uma mistura de vídeos, slides e recursos para download, como PDFs, e oferecer a opção para os participantes se envolverem em um Q&A a qualquer momento durante o treinamento.
Após passar em um teste, os participantes virtuais podem baixar o certificado do webinar e compartilhar na plataforma de mídia social para mostrar sua expertise e compromisso com a educação continuada.
Em outros casos, você pode fazer do ativo físico a estrela do show.
A Universidade La Trobe da Austrália tornou o ensino superior mais acessível para estudantes em Melbourne e na região circundante por meio de um evento virtual “Open Day”. Este evento deu aos alunos atuais e futuros a chance de aprender mais sobre cursos e carreiras, visitar campi, interagir com a equipe e aprender sobre bolsas de estudo, moradia e muito mais.
Anteriormente realizado no campus e presencialmente, o evento anual gera uma grande parte das matrículas anuais. Mas havia preocupações sobre como fazer a transição do físico para o virtual e ainda transmitir a experiência universitária de forma impactante.
A La Trobe criou um espaço interativo onde os alunos podiam visitar virtualmente o campus e obter todas as mesmas informações que teriam presencialmente. Anfitriões ao vivo gerenciaram Q&As em tempo real, tanto por escrito quanto verbalmente.
A La Trobe coordenou e gravou 100 sessões em oito semanas para se preparar para o evento, e viu um aumento de 167% em relação ao evento do ano anterior — mantendo os números de matrícula apesar da mudança para o aprendizado em casa durante a pandemia.
Algo para Pensar: Agende uma demonstração de produto
O que é: Uma visão de como certas características do seu produto funcionam, apresentada por um especialista.
Se seus clientes têm um problema comum que pode ser resolvido pelo seu produto, uma demonstração de produto poderia mostrar-lhes uma solução, ao mesmo tempo que exibe seu produto para um grupo de novos clientes em potencial.
Como fazer: Baseie o webinar em um problema específico que a solução pode ajudar os usuários a resolver, em vez de fazer um tour por todo o produto, o que pode parecer um discurso de vendas. A abordagem também pode alertar clientes em potencial para problemas que eles nem sabiam que tinham.
Encontre alguém em sua equipe que conheça o produto de dentro para fora, possa comunicar conceitos complicados de forma clara e que não se abale com perguntas inesperadas do público.
Adotar essa abordagem permite que você tenha uma conversa enquanto apresenta e, portanto, atue como ótimos webinars de fundo de funil.
Webinars como esses têm um grande potencial simulive – ou seja, você pode executá-los repetidamente como se fossem ao vivo, garantindo que novos clientes também os vejam. E ao colocar sua equipe de vendas no serviço de Q&A, você pode fazê-los interagir em tempo real, mesmo quando você não está realmente apresentando.
Para a empresa de contabilidade Sage, sua “Demonstração na Pausa para o Café” diária registra mais de 20 inscrições por dia em média — o que significa que eles geram tantas oportunidades com essa sessão automatizada quanto todos os seus outros webinars combinados.
4) Criando uma Experiência Presencial em Qualquer Lugar e a Qualquer Hora

Planeje o design do seu próximo evento híbrido para levar o público direto para o centro da ação, incorporando interações em tempo real, sessões de breakout, estandes virtuais e brindes.
Em nossa série “Melhores Práticas de Webinars”, mostramos o que a Inf Service tem a oferecer em webinars e eventos híbridos.
Mas como você projetaria isso?
Assim como você mapearia os vários componentes de um evento presencial, desenhar mapas de experiência do seu ambiente virtual pode ajudar a dar sentido a tudo o que está acontecendo no seu espaço virtual.
Comece com uma representação do fluxo do evento, depois passe para elementos específicos como um mapa interativo, imagens clicáveis ou oportunidades destacadas para as pessoas interagirem umas com as outras. Outras opções podem incluir um centro de recursos ou sessões de breakout alinhadas com sua oferta presencial.
Finalmente, não se esqueça de que todo mundo adora brindes. Aproveite alguns brindes simples para chamar a atenção para o seu evento híbrido, apimentando as coisas nos momentos de calmaria e mantendo a conversa mesmo depois que tudo terminar.
Antes, durante ou depois do evento, coisas grátis incentivam a participação e injetam diversão em seu evento — e muitas vezes ajudam a gerar um burburinho em torno do seu evento nas mídias sociais.
Algo para Pensar: Entreviste seu chefe, um colega de trabalho ou um cliente
O que é: Uma conversa com um dos funcionários de mais alto escalão da empresa, como o CEO ou o Diretor de Produto, ou com um dos clientes da empresa. Lembre-se, isso pode ser gravado com antecedência.
Como fazer: Recrute um membro da sua equipe que se sinta à vontade em frente à câmera e possa ter alguma experiência em entrevistas.
Elabore um conjunto de cerca de 10 perguntas para fazer ao seu entrevistado – você não precisará fazer todas, na verdade, provavelmente só terá tempo para fazer mais em 45 minutos, mas 10 lhe dão alguma margem de manobra. Você pode conversar com um cliente sobre como eles usaram seu produto ou serviço, ou com um membro do seu C-suite sobre as próximas oportunidades, ameaças e tendências do setor. Certifique-se de envolver o público também e responder às suas perguntas o máximo possível.
Compartilhe-as com o entrevistado com antecedência para que ele possa se preparar e fazer sugestões – como são especialistas, eles podem ter ótimas ideias para discussão que você pode ter perdido. Leia nosso artigo sobre dicas de webinar de entrevista para mais orientações.
O que quer que você faça no design do seu evento híbrido, lembre-se de que, quando bem feito, preencher a lacuna entre o físico e o virtual ajuda a atrair um público mais engajado, incentiva a interação ponderada e pode estender o alcance de seus programas.







