“Como faço para aumentar os cadastros e aumentar a participação?” é a pergunta que todo organizador de eventos virtuais faz em algum momento.
Felizmente, temos os dados do nosso lado. Aqui estão algumas dicas e truques que você pode usar em sua estratégia de marketing para webinars.
Impulsione os cadastros por meio de e-mails promocionais
1) Envio de promoções
Comece a enviar seus e-mails promocionais com duas semanas de antecedência. Isso lhe dá um tempo ideal para capturar os participantes durante a preparação para seu evento virtual. Normalmente, você deve enviar de três a quatro e-mails promocionais. Certifique-se de que cada um seja diferente do outro – você não quer incomodar seus destinatários!
Quando se trata de e-mails, certifique-se de escalonar os envios de HTML e Texto Simples. O HTML pode parecer ótimo, especialmente durante a preparação para um próximo webinar, mas os e-mails de texto oferecem um toque pessoal e humano que os destinatários não irão esquecer.
Humanize seus e-mails de texto com a maior frequência possível, abordando o destinatário pelo nome e fazendo com que os palestrantes tenham destaque (veja o exemplo abaixo):
Não se esqueça de enviar um e-mail “On-the-Fence”. Envie seu último e-mail promocional no dia do webinar para pessoas que abriram os e-mails anteriores, mas não se registraram.
Aqui estão algumas outras dicas de e-mails promocionais que o chefe Webinerd, Mark Bornstein, destaca no webinar “Chaves para conduzir o cadastro e participação em webinars”.
6 Dicas de e-mails promocionais para webinars :
- Reconheça o interesse sem ser assustador
- Use texto simples para abordagem pessoal — isso funciona melhor se o e-mail for enviado pelo apresentador
- Divulgue os webinars através de uma série de envios de e-mail
- Aumente o entusiasmo dos participantes pelo evento ao vivo
- Certifique-se de que todos sabem que haverá uma gravação do webinar
- Sempre, sempre verifique o link de cadastro
2) Personalizando e-mails
Personalização significa adicionar um elemento humano aos seus e-mails e saber quem é seu público e que tipos de e-mails eles devem receber. Por exemplo, se você tiver vários segmentos de destino que deseja alcançar, faça pequenas alterações em cópias para que cada e-mail seja adaptado para cada público respectivo.
A personalização pode ficar complicada, especialmente se sua campanha contiver diferentes setores da indústria em fusos horários diferentes para o mesmo evento virtual. Você precisará saber como abordar e diferenciar entre prospects, clientes, estágios do funil de vendas e muito mais.
3) Teste, teste, teste!
Testar e-mails é o tempero da vida do profissional de marketing. Estabeleça algumas hipóteses e configure alguns testes A/B para ver como elas se confirmam. Geralmente testamos tudo, desde layouts e emojis até linhas de assunto e hora do dia para otimizar o processo de cadastro. Apenas certifique-se de focar seus testes em um elemento de cada vez. Dessa forma, você pode utilizar o que funcionou.
Aqui estão alguns exemplos do que vamos brincar:
Layouts diferentes
VS
Emoji vs Sem Emoji
Observação: Se você estiver usando o Marketo, terá que gerar um código para adicionar um emoji à linha de assunto. O Subject Line Assistant é uma ferramenta útil nesse sentido.
Diferentes linhas de assunto
O teste A/B é fundamental para refinar os programas de e-mail e é uma ótima tática para aprimorar a retórica que conecta. Por exemplo, geralmente executamos dois pares de linhas de assunto e cabeçalhos em nossos envios:
- Linha de assunto A: Converter leads de webinar em pipeline
- Linha de assunto B: Aprenda a arte de converter leads de webinar
- Cabeçalho A: Registre-se agora e aprenda como
- Cabeçalho B: Registre-se agora
Promoções de mídias sociais feitas corretamente
As promoções em mídias sociais devem começar ao mesmo tempo que seus e-mails. Ao promover para redes sociais não se esqueça de encurtar links de URL para páginas de cadastro por meio de serviços como bit.ly e outros.
4) Hashtags
Se você for usar uma hashtag, lembre-se de ser consistente em seu uso e incorporar outras hashtags populares para atingir o público-alvo.
5) Agendamento de postagens
Defina suas postagens promocionais para serem lançadas pelo menos uma vez por dia durante a preparação para o seu evento. Além disso, certifique-se de incorporar imagens criativas. Cada imagem deve ser consistente (sem fotografia de banco de imagens!) e projetada para a rede social onde será postada.
Por fim, observe quando e onde suas postagens de mídia social estão sendo publicadas de acordo com o seu público-alvo (fuso horário por exemplo).
Nutrição sob demanda
6) CTA para o próximo evento
Cada conteúdo é uma oportunidade para promover seu próximo evento. Use seus webinars para promover seu próximo evento com ferramentas interativas como o widget CTA (Call to Action). Você também pode promover o próximo evento para o qual deseja direcionar os participantes em um e-mail pós-evento.
Um e-mail de confirmação é outra ótima oportunidade de direcionar os participantes do webinar para um conteúdo adicional sob demanda, como casos de clientes, webinars anteriores e conteúdo digital com o qual eles podem se envolver. Isso pode ajudá-lo a coletar mais informações sobre o que seus participantes estão procurando, como por exemplo, conteúdo sobre desenvolvimento profissional, educação continuada ou aprofundamento técnico.
E você pode ajudar a incentivar o público a continuar sua jornada de conteúdo com uma solução centralizada…
7) Centro de conteúdos
Centros de conteúdo, hubs e páginas de conteúdos são outra ótima maneira de permitir que os visitantes do site se cadastrem em um evento. Você também pode criar uma página de eventos futuros ou criar pré e pós-blogs com base em seus webinars que adicionam oportunidades de registro.
Falando em cadastro, certifique-se de tornar mais fácil para clientes em potencial e clientes dizerem “sim”. Por exemplo, o cadastro sem formulário fornece uma experiência perfeita com um clique que o público adora (mais sobre isso abaixo). Manter as equipes de vendas a par das atividades de marketing também pode expandir o alcance do seu evento
8) Cultive com Webinars
Muita energia é gasta para produzir um webinar de sucesso, então não desperdice esse trabalho duro! Crie fluxos de nutrição para seus melhores webinars. Dessa forma, o público em toda a jornada do comprador pode obter uma experiência rica e marcante. Você pode até mesmo agrupar webinars semelhantes e reutilizá-los em uma minissérie ou utilizar um vários webinars como um guia ou plano de aula.
Converter inscritos em participantes
O cadastro parece difícil, mas pode ser fácil em comparação com aumentar a participação. Enquanto você trabalha para transformar seus possíveis participantes em participantes reais, lembre-se: cada público é diferente, então mais uma vez… teste, teste teste!
Aqui estão algumas coisas para se ter em mente:
9) Brinque com os e-mails de lembrete
Os e-mails de lembrete são seus melhores amigos quando se trata de aumentar a frequência. A maioria dos inscritos esquecerá que se inscreveu em um evento e precisa de um empurrãozinho para participar! Meus horários favoritos para enviar e-mails de lembrete são cinco minutos antes ou depois do início de um evento ou exatamente quando o evento começa.
Ao enviar um e-mail de lembrete, você tem duas opções: personalizado ou genérico. E-mails personalizados devem vir de uma pessoa envolvida no webinar (normalmente o palestrante). E-mails genéricos devem ser curtos e diretos ao ponto: participe.
10) Lembretes Personalizados x Genéricos
Costumamos fazer uma divisão de 50/50 para esses dois e-mails no dia do webinar. Envie uma nota rápida do palestrante para uma metade dos cadastrados e um e-mail genérico para a outra. Aqui está um exemplo:
11) Incentivar a participação
Dependendo do objetivo do seu webinar, você pode incentivar a participação com prêmios, downloads exclusivos ou até mesmo informações privilegiadas. Apenas certifique-se de informar as pessoas que qualquer pessoa presente terá a oportunidade de ganhar prêmios, ou obter conteúdo exclusivo durante o webinar ao vivo.
12) Brinque com as datas de webinar
Normalmente realizamos webinars às quartas-feiras às 11h PT (14h ET). As quintas-feiras são outro ótimo momento, mas quando você organiza um evento depende muito do seu público. Descobrimos que as sextas-feiras também estão começando a ser bem-sucedidas. Brinque e descubra quando seu público gosta de acompanhar os webinars.
Não se esqueça: o público pode participar de seus webinars a qualquer momento. Certifique-se de que seus webinars estejam disponíveis sob demanda para que os possíveis participantes possam assistir quando quiserem. Achamos que os melhores resultados para eventos sob demanda acontecem quando você possibilita a visualização pós-evento dentro de 24 horas após a transmissão ao vivo.
Outras Táticas de Condução de Cadastros a Considerar
Conduzir o cadastro e a participação em webinars é um projeto complicado. Um bom plano promocional pode funcionar, mas não se esqueça do outro lado da equação: o formulário de inscrição. Para ajudá-lo a refinar suas páginas de cadastro e gerar inscrições em webinars, considere estas dicas:
Refine seu formulário de cadastro
O formulário de inscrição costuma ser a maior barreira entre você e seu público. O modelo de formulário de cadastro de webinar comum é longo, tedioso de preencher e geralmente exige muito de seus possíveis participantes.
Considere reduzir o que seu formulário pede ao seu público. Tem um evento para uma indústria específica? Talvez abandone o campo da “indústria”. Quer saber como seu inscrito ficou sabendo do seu evento? Salve essa pergunta para a pesquisa pós-webinar. Ah, e números de telefone? Abandone-os. Permita que seu público lhe diga quando estiver pronto para uma reunião por meio de um CTA para reservar uma reunião.
É claro que as equipes de marketing não devem remover um campo de cadastro por conta própria. Aproveite o tempo para conversar com sua equipe de vendas e discutir o que deve estar em um formulário de cadastro, o que é bom ter e o que pode ser totalmente descartado.
Essa também é uma boa oportunidade para considerar campos de formulário progressivos, que gradualmente solicitam mais informações sobre seus inscritos à medida que eles retornam para obter mais conteúdo.
Registro simples e com um clique
Quer atrair o público para o seu evento ainda mais rápido? Tente atualizar sua página de cadastro do webinar com um cadastro de um click.
A ideia por trás do registro com um clique é bem simples: um botão para registrar membros da audiência para webinars futuros ou sob demanda. Esse recurso oferece aos participantes anteriores do webinar a opção de clicar apenas uma vez para se inscrever em um evento online.
Aproveite os hubs de conteúdo interativos
Anteriormente, mencionamos o uso de centros e hubs de conteúdo para ajudar o público a continuar suas jornadas de conteúdo. Um bom hub de conteúdo permite que os visitantes classifiquem seu conteúdo por tópico de webinar, tipo de conteúdo, setor, caso de uso e muito mais, para que possam encontrar o conteúdo que desejam.
Essas experiências digitais são excelentes ferramentas para gerar conversões de webinars, não apenas para conversões sob demanda.
Os produtores de webinars podem incorporar um webinar ao vivo diretamente em um hub de conteúdo para facilitar a visualização. Essa combinação de conteúdo ao vivo e sob demanda fornece aos espectadores o conteúdo ao vivo mais recente, e acessar e consumir conteúdo sob demanda. Especialmente útil no caso de lançamento de um produto.
E é isso! Apenas lembre-se de se divertir e experimentar seus webinars para obter cadastros e participações excelentes!